Urbs promove workshop sobre mobilidade sustentável

SMCS/PMC

| 20/8/2014

A Urbs vai realizar nesta sexta-feira (22) um workshop internacional voltado à discussão de inovações na área da mobilidade sustentável. O encontro terá palestra do diretor de Pesquisa e Formação do Instituto Vedecom (Véhicule Décarboné Communicant et sa Mobilité), Victor Etgens; e de Andrea Martinesco, doutoranda em direito na Universidade de Versailles (França), bolsista da Capes no programa Eco-Mobilitté do Vedecom e servidora do Ministério Público Federal em Curitiba.

O workshop - Mobilidade Sustentável, a condução automatizada e o Instituto Vedecom - vai acontecer das 9h às 11 horas no auditório da Urbs, com a participação de técnicos e secretários municipais, engenheiros, integrantes de universidades, institutos de pesquisa e empresas que atuam em projetos inovadores em parceria com a Prefeitura, como Volvo, Renault e Itaipu.

O foco do encontro é a discussão de soluções, várias delas já em andamento na Europa, para os problemas de mobilidade comuns aos grandes centros urbanos, como o crescente número de veículos nas ruas das cidades; aumento da poluição gerada por estes veículos, a carência de estacionamentos e a pressão por transporte público mais eficiente.

O Vedecom é um instituto multidisciplinar dedicado à pesquisa e formação na área de mobilidade sustentável que atua em parceria com diferentes setores da indústria e serviços; e instituições de pesquisa e ensino superior europeus, considerado líder em inovação nas áreas de veículos eletrificados, carros autônomos e conectados, e novas estruturas e serviços de mobilidade e energia.

Victor Etgens é professor na Université de Versailles Sain-Quentin-em-Yvelines, na França. Físico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e, no início da carreira, professor assistente na Universidade Federal do Paraná, também foi diretor adjunto do Instituto de Nanociências de Paris e pesquisador em diversas instituições francesas, com uma centena de artigos publicados.

A realização do workshop se insere na proposta da Prefeitura de buscar soluções inovadoras nas diferentes áreas da administração municipal; e da nova política de mobilidade da cidade que inclui a melhoria do transporte coletivo, a humanização do trânsito, a adoção de diferentes modais de transporte, a criação de condições e incentivo ao uso da bicicleta como meio de transporte e a convivência pacífica em vias compartilhadas por motoristas, ciclistas, transporte coletivo e pedestres.

Workshop Mobilidade Sustentável – A condução automatizada de veículos e o Instituto Vedecom
Data: sexta-feira, 22 de agosto
Local: auditório da Urbs, nos fundos da Rodoviária de Curitiba.

Categoria: Eventos