TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs faz contato com empresas de aplicativos


Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 17/1/2014

A Urbs iniciou nesta sexta-feira (17) novo contato com desenvolvedores de aplicativos voltados aos usuários de táxi. A intenção, como ocorreu no caso dos aplicativos de itinerários de ônibus, é incentivar o desenvolvimento das novas ferramentas, beneficiando os usuários e garantindo a segurança do cidadão que utiliza os serviços.

No ano passado a Urbs já havia feito contato com uma das empresas, alertando para a necessidade legal do cadastramento para atuação em Curitiba. Também já havia alertado a todos os taxistas de que a lei que regulamenta a atividade determina que só podem ser utilizados equipamentos e sistemas autorizados pela Urbs.

Além de entrar em contato com as empresas incentivando o cadastramento imediato, a Urbs também está abrindo a discussão sobre  alterações na regulamentação. “Estamos abertos a novas idéias, nada impede que o assunto seja discutido, que se procure novas fórmulas. No entanto, se existe uma regulamentação, ela deve ser obedecida”, afirma o presidente da Urbs, Roberto Gregorio da Silva Junior.

Incentivo

No ano passado a Urbs adotou o sistema de dados abertos na área do transporte coletivo, permitindo acesso livre e gratuito a seu banco de dados.  Em pouco tempo, seis empresas entraram com protocolo solicitando o acesso, o que foi concedido. Com isso, o cidadão que utiliza esses aplicativos tem a segurança de ter informação com dados reais, os mesmos utilizados pela Urbs no gerenciamento e fiscalização da operação do transporte.

No caso do táxi, se uma empresa de aplicativo for cadastrada, a Urbs que é um órgão público responsável pelo gerenciamento do transporte  – coletivo e comercial – terá acesso às informações de quem está utilizando o serviço, o cadastramento dos usuários e dos taxistas.

Isso significa mais segurança para o cidadão e para os taxistas. É que se acontecer algum problema com o usuário dentro de um táxi, por exemplo, a Urbs terá acesso imediato a quem pertence o veículo, quem era o motorista, onde, em que horário e para onde foi a corrida.

Da mesma forma, tendo acesso aos cadastrados para utilização do aplicativo, a Urbs saberá que o serviço está efetivamente sendo prestado por taxista legalmente autorizado e não por pessoas estranhas à profissão.

Curitiba tem uma frota de 2.252 táxis e outras 750 placas estão em processo de licitação, o que ampliará a frota para 3.002 veículos. As informações, inclusive legislação, a respeito de táxi estão disponíveis no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br), clicando em Transporte e em seguida em Táxi.

Categoria: Táxi