TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Urbs ajusta validade de créditos do transporte para um ano


Foto: Jaelson Lucas/SMCS

| 13/7/2017

A Urbanização de Curitiba S/A (Urbs) ajustou a validade dos créditos do cartão transporte para um ano. A medida vale para os créditos adquiridos a partir de 3 de junho de 2017. Os créditos anteriores a essa data continuam com validade de cinco anos.

A medida foi acordada com o Ministério Público para ajudar no reequilíbrio do Fundo de Urbanização de Curitiba, que remunera as despesas dos serviços de transporte público da capital. “Os passageiros não terão prejuízos, pois a mudança não é retroativa, ela assegurou o direito sobre os créditos anteriores. E quem adquirir passagens a partir desta data é só se programar pra usar no prazo de um ano”, disse o presidente da Urbs, José Antonio Andreguetto.

A medida equipara o prazo de validade dos créditos de transporte de Curitiba aos já praticados em outras capitais e também na Região Metropolitana. “Crédito de transporte não é poupança. Hoje temos passagens que custaram R$ 2,60 sendo descontadas, enquanto o sistema já custa quase o dobro desse valor. Somado a outros fatores, isso também é um dos motivos que ajuda a impactar no valor da tarifa quando ela é reajustada”, avalia Andreguetto.

Em Curitiba, o sistema permite que cada passageiro carregue, no máximo, 220 passagens por mês. No sistema da Urbs a receita dos créditos que não forem usados ficará no Fundo de Urbanização de Curitiba, que é fiscalizado por órgãos de controle como Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público.

Os recursos de créditos não usados, por lei, não vão para as empresas contratadas para operação do transporte. Elas só recebem por serviço prestado. Ou seja, o cidadão passou na catraca pagando passagem, a empresa recebe. Se ele não usar o crédito, o recurso ficará no FUC.

Categoria: Tarifa