Operação Diesel reforça o abastecimento dos ônibus do transporte coletivo

| 24/5/2018

A Guarda Municipal garantiu o deslocamento dos caminhões de combustíveis até as garagens das empresas do transporte coletivo, na madrugada desta quinta-feira (24/5), para que os ônibus da Rede Integrada de Transporte possam ser abastecidos com regularidade. O abastecimento poderia ser prejudicado por causa da paralisação nacional dos caminhoneiros.

A ação foi planejada na noite de quarta-feira (23/5) no gabinete do prefeito Rafael Greca, após longa reunião com a participação da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Segurança Pública e Exército. A Operação Diesel foi feita em caráter emergencial e garante o funcionamento do sistema de transporte público de Curitiba e da Região Metropolitana por mais de uma semana.

Em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (24/5), o prefeito explicou que, para organizar a Operação Diesel, entrou em contato com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, com a governadora Cida Borghetti, com autoridades da Polícia Rodoviária Federal e, para auxiliar no planejamento estratégico, com membros da região militar.

"Conseguimos não só tirar os bloqueios da Linha Verde como garantir o abastecimento dos ônibus de Curitiba e da Região Metropolitana. São 1.275 ônibus de Curitiba, 650 na Região Metropolitana, perto de 60 ambulâncias do SUS curitibano, do Samu, do Siate", disse Greca. "Vou defender Curitiba sempre, estou muito satisfeito de ter colocado tudo para funcionar. Vou manter tudo funcionando normalmente e, se necessário, vamos repetir a operação", declarou o prefeito.

Ele afirmou ainda que um caminhão de combustível foi destinado ao Aeroporto do Bacacheri para os aviões que transportam órgãos para doação e para o helicóptero dos Bombeiros. "Curitiba continuará sendo maior do que as dificuldades. Por meio do diálogo e de uma ação conjunta e coordenada entre as várias áreas do poder público municipal, estadual e federal, conseguimos superar este momento de dificuldade", disse o prefeito.

Paralisação

Há quatro dias é feita paralisação nacional dos caminhoneiros, que impedem o acesso dos caminhões carregados com combustíveis à cidade. Com a operação feita na madrugada desta quinta, também está garantido o abastecimento das ambulâncias do Siate, Samu e dos veículos da Polícia Militar.

Para a Operação Diesel coordenada pelo secretário da Defesa Social, Guilherme Rangel, foram utilizados caminhões-tanque que buscaram o diesel na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), em Araucária. Os caminhões foram escoltados por 20 viaturas da Guarda Municipal, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar até as garagens das empresas de ônibus do transporte coletivo.