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Tire suas dúvidas sobre o cartão transporte


Jaelson Lucas/SMCS

| 28/7/2014

Por que não será mais possível pagar a passagem com dinheiro nas linhas operadas com micro-ônibus?
Por um lado, existe uma determinação judicial que impede que o motorista faça a cobrança da passagem, como ocorre desde 1981 no Circular Centro e desde 2005 nas demais linhas. Por outro lado, a reforma dos ônibus para colocação de catracas e bancada do cobrador e o pagamento de salários para inclusão de cobrador nessas linhas iriam custar cinco centavos a mais na tarifa. O uso exclusivo do cartão transporte nessas linhas permite atender ao que determina a Justiça sem aumentar o custo do transporte.

Como posso saber se meu ônibus faz parte dessas 66 linhas?
A relação dessas linhas está na página inicial do site da Urbs, na lateral direita (www.urbs.curitiba.pr.gov.br/PORTAL/linhas_somenteCT.php). A informação também pode ser obtida pelo telefone 156. São linhas alimentadoras – que fazem a ligação do bairro com os terminais de ônibus (são os micro-ônibus na cor laranja) e linhas convencionais, que ligam bairros sem passar em terminais. Esses são ônibus que não têm cobrador.

Quais cartões transporte serão aceitos nessas linhas?
Quem já possui cartão transporte não precisa se preocupar. Todos os cartões transporte são aceitos em todo o sistema, inclusive nessas 66 linhas. Em Curitiba existe o cartão nas modalidades isento, estudante, usuário e agora também há o cartão avulso, que passou a ser comercializado a partir de 01/08/2014. Qualquer um deles pode ser usado em qualquer linha do transporte coletivo em Curitiba.

O cartão isento precisa de alteração, para ser usado nas linhas de micro-ônibus?
Não, nenhum cartão precisa ser alterado. Todos os cartões transporte serão aceitos.

Como funciona e a quem se destina o cartão avulso?
O cartão avulso é o primeiro passo de um processo de modernização do cartão transporte O objetivo do cartão avulso é oferecer ao usuário uma opção no caso de alguma eventualidade (como por exemplo perceber, quando está na rua, que esqueceu o cartão transporte em casa) e também para visitantes, pessoas que estejam de passagem por Curitiba e prefiram usar cartão ou precisem usar os micro-ônibus em que o cartão será necessário.

E quem ainda não tem cartão transporte, como deve proceder?
Fazer o cartão transporte usuário é rápido e fácil – e a primeira via é gratuita. Basta apresentar um documento original de identidade com foto e CPF em um dos postos da Urbs, em sete endereços. O cartão pode, inclusive, ser feito no horário de almoço.

Confira aqui os endereços e horários para fazer o cartão transporte usuário:

Em dias úteis das 8h às 14h, nos seguintes locais:

- Rodoferroviária - Bloco Ferroviário: Avenida Presidente Affonso Camargo, 330;
- Rua da Cidadania Matriz: Praça Rui Barbosa;
- Rua da Cidadania Boa Vista: Avenida Paraná, 3600 – próximo ao Posto de Saúde 24H Boa Vista;
- Rua da Cidadania Carmo/Boqueirão: Terminal Carmo;
- Rua da Cidadania Pinheirinho: Terminal Pinheirinho;
- Rua da Cidadania Fazendinha/Portão: Terminal Fazendinha;
- Rua da Cidadania Santa Felicidade: Terminal Santa Felicidade;
- Rua da Cidadania Cajuru: Av.Prefeito Maurício Fruet, 2150 - esquina com a Rua Professor Nivaldo Braga, ao lado do Terminal Capão da Imbuia;
- Rua da Cidadania Tatuquara: Rua Olivardo Konoroski Bueno, s/n - esquina com a Rua Pres. João Goulart;
- Rua da Cidadania Bairro Novo: Rua Tijucas do Sul, 1700.

Onde posso carregar o cartão transporte?
Na Urbs, onde é gratuita, mas precisa ser paga em dinheiro. Outra possibilidade é pela internet, no site www.urbs.curitiba.pr.gov.br, mas nesse caso é preciso levar em conta que o sistema leva até 72 horas para disponibilizar o crédito.

Também é possível fazer a carga do cartões transporte usuário e avulso em 23 bancas de jornais em ruas e praças, e pontos comerciais em terminais. CONFIRA OS ENDEREÇOS AQUI.

Quando haverá mais endereços para carregar o cartão?
Este é um primeiro passo no processo de modernização do cartão transporte. A intenção é ampliar ainda mais os pontos de recarga na cidade durante o ano de 2015.

Por que na Urbs é de graça e nos outros locais a recarga vai custar R$ 1,00?
Na Urbs sempre será gratuito, porque este é um serviço prestado diretamente pela empresa, não terceirizado. No caso das bancas e locais credenciados, há despesas para os comerciantes, com a impressão de recibo, funcionário, impostos, etc. Por isso existe essa taxa, que não é repassada para a Urbs. É o custo do comerciante.

O pagamento da domingueira com cartão vai valer só nos micro-ônibus?
Não. A tarifa domingueira poderá ser paga com cartão em qualquer ônibus do sistema. Esta é mais uma novidade da modernização do cartão.

E a tarifa do Circular Centro, que também terá que ser paga com cartão?
O Circular Centro continuará com a tarifa diferenciada. Quando o cidadão passar o cartão no validador, ele vai dar baixa no crédito proporcional à tarifa do Circular Centro. Não há qualquer alteração de valores de tarifa em nenhuma linha.

Por que a carga no cartão transporte passou a ser feita em dinheiro e não mais em crédito?
Esta é uma condição básica para permitir a modernização do cartão, com implantação de benefícios para o usuário. É o que torna possível, por exemplo, pagar com o mesmo cartão a tarifa domingueira ou a tarifa da RIT. Este é um primeiro benefício. Uma série de outros está em estudos: o cartão pré-pago, que deve ser lançado em 2015, e tarifas diferenciadas de acordo com horário, o que deve ocorrer a médio prazo. Estão sendo feitos estudos, inclusive, para que se tenha, dentro de algum tempo, tarifa diferente em horário de pico e em horários de baixa demanda, ou mesmo valor diferenciado para quem paga passagem com o cartão e quem paga em dinheiro.

Como saber qual o saldo do cartão transporte após a conversão para dinheiro?
Da mesma forma como ocorria anteriormente. A cada vez que o cidadão passar o cartão transporte no validador para liberar a catraca, o visor apresentará o saldo no cartão. O saldo também pode ser consultado através do site da URBS (www.urbs.curitiba.pr.gov.br/guia_servico/9). A diferença é que anteriormente o saldo mostrava quantos créditos estavam disponíveis. Com a conversão, o validador passou a mostrar o saldo armazenado em dinheiro, ou seja, em reais.

Categoria: Transporte Coletivo