Terminal Santa Cândida recebe nova área operacional ampliada para atender 12 linhas de ônibus

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 12/2/2016

Os 40 mil passageiros que diariamente utilizam o Terminal Santa Cândida estão ganhando mais espaço, conforto e segurança. Com a conclusão das obras na área operacional do transporte, os ônibus, que estavam concentrados em apenas uma ala, ocuparão, a partir deste sábado (13) as três plataformas do terminal, agora ampliado de 8,6 para 12,6 mil metros quadrados.

As obras de reforma e ampliação do terminal Santa Cândida haviam sido paralisadas em 2012 e retomadas na atual gestão, com o estabelecimento de um novo cronograma e alterações no projeto, necessárias para a efetiva segurança do empreendimento. Entretanto, a morosidade da empresa responsável pela execução da obra - que seguidamente descumpriu os prazos estipulados em contrato - obrigou a Prefeitura a tomar medidas administrativas e judiciais. Foram seis multas lavradas contra a empresa em três anos.

Como os problemas permaneceram, no ínico do ano a Prefeitura tomou para si a responsabilidade de finalizar a obra do terminal em sua parte operacional. Desde janeiro, a Secretaria Municipal de Obras Públicas executou intervenções, principalmente que assegurassem o acesso ao terminal de ônibus, que possibilitaram a entrega do equipamento para o uso da população.

Conforto

Com mais espaço, os pontos de parada passam a ser espaçados, evitando a concentração e formação de filas para embarque em ônibus diferentes. “Ficou muito maior, mais claro, agora cada um vai esperar o seu ônibus num ponto com mais espaço, sem mistura de filas”, afirma a estudante Alice Valim.

Alice usa o alimentador Olaria e se prepara para pegar mais ônibus porque neste ano vai fazer faculdade. “Vai melhorar muito”, diz ela, percebendo uma plaquinha indicativa de parada do seu ônibus já colocada mais adiante.

O jovem Adir Ribeiro Alves mudou há pouco tempo para a região norte da cidade. Até o fim do ano passado ele morava no Alto Boqueirão. “Quando passei a usar o ônibus aqui já percebi que estava mais amplo. Ficou bem espaçoso, com certeza, diz ele.

A mudança no ponto de parada dos ônibus já está sendo comunicada aos usuários pelos operadores e fiscais. Além disso, como a área é aberta, é possível verificar com facilidade onde fica a parada do ônibus. São 12 linhas - Interbairros III, Expresso Santa Cândida/Capão Raso, Ligeirinho Pinheirinho/Santa Cândida e nove alimentadores.

Novidades

A ampliação do Terminal permitiu separar a área de operação dos ônibus da área de comércio e serviços, que vai ficar no subsolo, onde as obras estão em etapa final.

O Terminal contará com uma galeria comercial com lojas amplas e iluminadas, sanitários maiores e mais confortáveis e área de apoio para funcionários. Esta galeria fará a ligação entre as três plataformas e o subsolo, oferecendo mais segurança na travessia de pedestres. A área comercial ficará no subsolo sem interferência com a área de operação dos ônibus como ocorria antes.

Além de mais confortável e seguro, o local de embarque nos biarticulados também ficou maior, passando de 3,5 para 7 metros de largura. O piso, antes emborrachado sobre uma estrutura de metal, agora é de lajotas antiderrapantes e com faixas em relevo padronizado para apoio na orientação a pessoas com deficiência visual. Ao longo da plataforma há grades que ampliam a segurança do usuário na hora do embarque.

Outra novidade no terminal é que o Expresso faz duas paradas na mesma plataforma. A primeira parada é de desembarque e, alguns metros à frente, para embarque, eliminando os conflitos de entrada e saída dos usuários.

Os espaços comerciais, que até aqui funcionavam pelo meio do terminal, vão passar para o subsolo, onde está sendo construído um túnel de ligação entre as duas alas. Ali ficará concentrada a área comercial, e os veículos que transportam as mercadorias também terão espaço para estacionar, sem ligação com a área de operação dos ônibus.