Taxista fala sobre importância do serviço para o turismo das cidades

Levy Ferreira/SMCS

| 7/8/2015

O taxista deve ser referência de atendimento aos visitantes e, para tanto, deve sempre se atualizar, buscar qualificação profissional e primar pelo bom atendimento aos passageiros. Essa foi a visão passada durante a palestra "A importância do taxista para o turismo da cidade" proferida nesta quinta-feira (6) pelo taxista portoalegrense José Cestari, que trabalha no ramo há 23 anos e visitou quase 100 cidades pelo País falando sobre o assunto.

A palestra, realizada no auditório do Hotel Lizon, foi promovida pelo Curitiba Convention and Visitors Bureau (CCVB) em parceria com o Instituto Municipal de Turismo (Ctur) e destinado preferencialmente para taxistas.

Durante o encontro, Cestari ressaltou que "Taxista é profissão regulamentada por lei, não é bico. O turista hoje quer profissionais, afinal ele está pagando pelo serviço", disse. Ele ressaltou alguns aspectos que devem ser observados pelos taxistas durante o atendimento, como ter boa apresentação, ser educado, respeitar as leis de trânsito e não manter comportamento negativo, sempre reclamando de situações e de aspectos negativos da cidade, como trânsito por exemplo. "O taxista é o cartão de visitas da cidade".

De acordo com a diretora de Turismo do Ctur, Cristiane Santos, esse profissional é um agente de promoção do turismo para a cidade na qual trabalha; entretanto ele pode não ter a percepção desta importância. "Muitas vezes, o primeiro contato do visitante quando chega ao seu destino, seja no aeroporto ou rodoviária, é com o taxista. Então se além de um bom condutor, ele for também um bom agente promotor de sua cidade explicando tudo o que ela oferece, com certeza influenciará na imagem positiva que o turista construirá da cidade ao longo da sua estadia", explicou.

"O taxista deve construir um diálogo acolhedor com o passageiro, de preocupação com o bem-estar, demonstrando que também pode ser uma excelente referência, para indicação de bons equipamentos e serviços, além de ter a capacidade de vender a cidade turisticamente", afirmou Alexander Silva, pesquisador do CTur.

Qualificação

Durante o período de preparação para Curitiba sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014, a Prefeitura – através do Ctur e da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego - realizou curso de capacitação para taxistas. Na época foram distribuídos 2 mil exemplares do material contendo uma apostila com informações de como bem receber visitantes, um selo que identificava o taxista apto a atender o turista e um cd com as informações em áudio para que os motoristas de táxi pudessem ouvi-las durante o tempo de espera por novo passageiro.

Bom atendimento é proporcional ao bom rendimento, segundo Cestari. “Temos um ótimo produto que é o taxi e é possível aumentar a lucratividade. Então, o taxista deve sempre buscar qualificação e estar atento a eventos em sua cidade e cidades vizinhas”, afirmou.

Categoria: Táxi