Táxis terão novo ponto no Jardim Botânico e suporte para carregar bicicleta

Cesar Brustolin/SMCS

| 8/10/2015

Uma antiga reivindicação dos taxistas e turistas da cidade será atendida pelo município nesta sexta-feira (9) com a abertura de um ponto de táxi, com parada livre, em frente ao portão do Jardim Botânico. Cartão postal da cidade e um dos pontos turísticos mais conhecidos de Curitiba, o Botânico tem um grande número de visitantes mas não tinha, até aqui, um ponto de táxi.

O pedido dos taxistas foi atendido a partir de parceria envolvendo a Urbs, que é quem solicita a abertura de vagas para os táxis; a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) que autoriza e faz a sinalização do ponto, e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, responsável pelo parque. Com cinco vagas, o ponto do Jardim Botânico também significa mais espaço para veículos dos visitantes cujas vagas antes, poderiam estar ocupadas por táxis.

Desde a implantação, a partir de 2013, da nova política de táxi da cidade, que transformou as antigas permissões por tempo indefinido em autorizações por 35 anos; e promoveu a primeira licitação e primeira ampliação da frota de táxi da cidade, Curitiba já recebeu 143 novas vagas. Além disso, uma relação de 46 endereços para implantação de novas vagas estão em análise da Setran.

Atualmente existem 1.988 vagas em pontos de táxi na cidade.

Bicicletas

A abertura do ponto no Jardim Botânico será comemorada com a apresentação de um novo serviço a ser prestado pelos taxistas: a possibilidade de que o usuário leve sua bicicleta no táxi. Os carros dos taxistas que queiram prestar o novo serviço vão contar com suportes para colocação das bicicletas na parte de cima do veículo.

Assim, quem vai viajar e quer levar sua bicicleta, quem quer se deslocar de táxi para andar de bicicleta em um parque ou até mesmo para levar no conserto, passará a contar com táxi. Para isso bastará, ao acionar a central, comunicar que quer um carro com equipamento para carga de bicicleta.

Inicialmente, 60 taxistas já aderiram à proposta e alguns deles estarão na abertura do ponto do Botânico nesta sexta-feira.

Categoria: Táxi