Tarifa reduzida começa a valer para seis linhas na quarta-feira

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 14/10/2019

Seis linhas de ônibus do sistema de transporte coletivo de Curitiba terão tarifa reduzida fora dos horários de pico a partir de quarta-feira (16/10).

A Urbanização de Curitiba (Urbs) vai implantar o modelo nas linhas 212- Solar, 213 – São João, 214 – Tingui, 265 – Ahú-Los Angeles, 461- Santa Bárbara e 965 – São Bernardo. Ao todo, essas linhas atendem 18 mil passageiros por dia.

A tarifa reduzida, de R$ 3,50 – R$ 1 mais barata que a normal – vai valer para os horários de 9h às 11h e das 14h às 16h e para pagamento exclusivo com o cartão-transporte usuário.

O objetivo da Prefeitura de Curitiba é implantar gradativamente a tarifa reduzida em mais linhas de ônibus. Ao todo 17 linhas devem oferecer o benefício ao passageiro.

As linhas escolhidas cruzam muitos bairros, têm um bom volume de passageiros e uma diferença acentuada entre o número de usuários no horário de pico e fora dele.

“Todas estas linhas têm queda média de 21% a 27% nos horários entre picos, enquanto a queda média do sistema total é de 18%”, diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

A tarifa reduzida é possível graças à aprovação do projeto de lei que flexibiliza a tarifa do transporte coletivo de Curitiba, sancionada pelo prefeito Rafael Greca em setembro desse ano.

O prefeito destacou que se trata de uma experiência, para ver se a cobrança diferenciada não afeta o equilíbrio financeiro do sistema.

“Hoje já subsidiamos o sistema, com R$ 50 milhões da Prefeitura e R$ 40 milhões do Governo do Estado. Mas sendo um sucesso essa experiência, vamos ampliar para linhas de vizinhança para as regionais no futuro”, disse o prefeito durante a sanção.

Vantagens
Segundo o presidente da Urbs, a flexibilização deve trazer também a diminuição da demanda nos horários de pico, o que pode gerar mais conforto para os usuários.

Haverá impacto positivo na gestão operacional da frota, com melhor distribuição do uso dos veículos ao longo do dia, diminuindo a ociosidade do sistema.

Vizinhança
Também entra em operação na quarta-feira a linha 773 de vizinhança Santa Rita, que liga Santa Rita, Carbomafra, Vitória Régia e Vila Verde ao Terminal da CIC.

Confira o novo trajeto:
773-VIZINHANÇA/STA. RITA