TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Software vai programar itinerários e horários do transporte coletivo


Foto: Pedro Ribas/SMCS

| 22/3/2019

O trabalho manual para programar as viagens, itinerários e horários dos 1.380 ônibus do transporte coletivo de Curitiba está prestes a mudar do modo analógico para o digital. A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) adquiriu um sistema tecnológico para processar os dados do transporte coletivo, dando mais rapidez e confiabilidade ao serviço que atualmente é feito com planilhas e mapas.

O sistema está sendo desenvolvido dentro das características da rede integrada de transporte da capital paranaense, com capacidade para processar dados operacionais de até 1.400 ônibus, considerando todos os tipos de linha, velocidade operacional, entre outras informações. O software deverá começar a rodar até julho e será de domínio da Urbs.

Os técnicos programadores já estão recebendo treinamento para usar o novo recurso.  “Vamos sair do sistema arcaico e entrar na era da inovação, com mais rapidez e informações para as tomadas de decisões dos técnicos”, disse o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O novo sistema mostrará, por exemplo, em pouco tempo, se o itinerário de uma determinada linha é o mais adequado para atender a demanda dos passageiros. Hoje, os técnicos da Urbs analisam nos mapas os trajetos.

Além das tabelas horárias, das rotas feitas pelas 250 linhas de ônibus, o software de gerenciamento e programação terá integração com outros sistemas como a bilhetagem eletrônica e as garagens das empresas de ônibus.

Os dados do transporte coletivo serão analisados pelo software e exibidos em mapas digitais com tabelas horárias para cada ônibus. Os técnicos da já estão recebendo treinamento para usar o sistema, que foi comprado após processo licitatório feito pela Urbs.

Categoria: Transporte Coletivo