Sistema metropolitano deixará de aceitar cartão transporte de Curitiba a partir do dia 6

Jaelson Lucas/SMCS

| 17/7/2015

A partir do próximo dia 6 de agosto, o sistema metropolitano não vai mais aceitar cartões transporte da Urbs. A data foi definida em acordo com o Ministério Público depois que a Comec recusou, em fevereiro passado, a oferta da Urbs de manter gratuitamente os validadores de Curitiba nos ônibus metropolitanos para que os usuários não precisassem ter um novo cartão transporte.

Em abril, a Comec deixou de aceitar cartões da Urbs que só tinham passagens compradas depois de 6 de fevereiro. Agora, deixarão de ser aceitos também os cartões da Urbs com créditos comprados antes daquela data, o que na prática significa que nenhum cartão do transporte de Curitiba será aceito no sistema metropolitano.

Quem utiliza o sistema metropolitano com passagens compradas no cartão da Urbs poderá usar suas passagens normalmente nas estações, terminais e ônibus de Curitiba. Durante cinco anos, inclusive, esses créditos manterão o valor do dia da compra. Ou seja, quando o usuário passa o cartão no validador é descontado o valor da passagem no dia em que ela foi adquirida. Quem comprou no dia 5 de fevereiro, por exemplo, paga R$2,85.

Com que cartão?

Para saber que cartão vai precisar, o usuário deve observar se está entrando no sistema de transporte de Curitiba (onde não há alteração de cartão) ou metropolitano (onde só os cartões metropolitanos serão aceitos).

Se o embarque for em ponto de ônibus de rua, o usuário deve observar se na lateral do ônibus existe a letra M que identifica o transporte metropolitano. Estes ônibus, que são do transporte não integrado, só aceitam o cartão metropolitano. Por não ser integrado, esse sistema não aceita cartão da Urbs. Os ônibus de Curitiba são identificados pelo nome dos consórcios operadores (Pontual, Transbus e Pioneiro).

Para quem pega ônibus em terminal, a regra é simples: se o passageiro embarcar em municípios da Região Metropolitana, só pode usar, por decisão da Comec, o cartão metropolitano. Mas se embarcar em Curitiba, dentro do terminal, mesmo que seja para pegar um ônibus metropolitano, vale o cartão da Urbs, como sempre ocorreu.

Por exemplo: para embarcar no Ligeirinho de Colombo dentro do terminal Cabral, o usuário entra normalmente usando o cartão da Urbs. Uma vez dentro do terminal, ele usa qualquer ônibus, inclusive os metropolitanos.

A mesma regra vale para as estações tubo localizadas em Curitiba e onde passam ônibus dos sistemas urbano e metropolitano. A exceção são as sete estações tubo que, embora estejam em Curitiba são exclusivas do sistema metropolitano (veja relação abaixo). Como nestas estações só passam ônibus metropolitanos, a Comec não aceita o cartão da Urbs.

Atualmente, são utilizados no sistema metropolitano em torno de 23 mil cartões transporte de Curitiba por dia. Este número já é bem menor do que a média de 110 mil cartões transporte da Urbs utilizados em média no sistema metropolitano até fevereiro deste ano, quando a Comec assumiu o gerenciamento do transporte nas cidades vizinhas.

Equipamentos

Para adotar o cartão próprio, a Comec instalou novos validadores nos ônibus, estações e terminais metropolitanos. Assim, a partir do próximo dia 6, a Urbs vai iniciar a retirada dos seus equipamentos de bilhetagem eletrônica, o que inclui, além dos validadores, os computadores de bordo e o console de comunicação do motorista com o Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs.

Os computadores e os consoles serão retirados porque a partir do momento em que a Comec optou por um sistema próprio de bilhetagem eletrônica esses equipamentos foram desconectados. Assim, o monitoramento em tempo real passou a ser feito, a partir de fevereiro, apenas nos ônibus de 250 linhas urbanas, ficando as outras 106 linhas metropolitanas que transitam em Curitiba fora do controle e acompanhamento da Urbs. Por isso, já não é possível informar, nos terminais de Curitiba, os horários em dos ônibus metropolitanos. Essa passou a ser uma atribuição da Comec.

Integração

Mesmo com as alterações no transporte metropolitano implantadas pela Comec, os usuários deste sistema continuam a contar com a integração do transporte coletivo de Curitiba. Isso é possível porque a Urbs, por determinação da Prefeitura de Curitiba, disponibiliza gratuitamente para a Comec plataformas em terminais e estações tubo para parada dos metropolitanos.

Com a exigência de cartão próprio das empresas metropolitanas, foi preciso ceder estações tubo de Curitiba para uso exclusivo de linhas de municípios vizinhos. É o caso, por exemplo, da antiga Estação PUC, onde agora só para o Ligeirinho Fazenda Rio Grande; e a Estação Praça 19 de Dezembro onde agora só pára o Ligeirinho Almirante Tamandaré – que antes ia até o Terminal Fazendinha. Embora localizadas em Curitiba estas estações são gerenciadas pela Comec e, a partir do próximo dia 6 só aceitarão cartão metropolitano

Serviço:

- O cartão transporte da Urbs continua sendo aceito normalmente em todos os 21 terminais urbanos e nas estações tubo onde passam linhas urbanas.

- Não há nenhuma alteração no cartão transporte de Curitiba, o que inclui isenções e passe escolar.

- Informações sobre o cartão metropolitano devem ser buscadas junto à Comec.

- Confira abaixo quais as linhas metropolitanas com estações-tubo exclusivas localizadas em Curitiba e que não aceitarão mais cartão transporte da Urbs:

Biarticulado Pinhais/Praça Rui Barbosa

Estações tubo Pinhais (na Praça Rui Barbosa) e Paulo Kissula, Vila Nova e Pastor Manoel Virgílio de Souza, no sentido bairro.

Ligeirinho Fazenda Rio Grande:

Estações: antiga estação PUC e estação na Rua Lourenço Pinto.

Ligeirinho Tamandaré/Centro Cívico:

Estação Praça 19 de Dezembro.