TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Sindicato de empresas de gastronomia apoia implantação do novo Ligeirão


Daniel Castellano/SMCS

| 20/2/2018

O presidente do Sindiabrabar, Fabio Aguayo, destacou nesta segunda-feira (19/2) o apoio das empresas de gastronomia, entretenimento e similares de Curitiba ao projeto de implantação do Ligeirão Norte-Sul, que irá do Santa Cândida à Praça do Japão, no Água Verde, e vai ampliar o atendimento de passageiros do transporte público de Curitiba.

"Conversamos com os empresários e empresárias do entorno da Praça do Japão e todos apoiam as melhorias e a intervenção positiva no local, bem como em outras praças, para poder beneficiar os cidadãos", disse. "Sendo assim, é oficial o apoio da categoria, através do Sindiabrabar, para este projeto", completou.

A implantação da nova linha não vai alterar a estrutura da Praça do Japão. O Ligeirão deverá atender 36 mil passageiros por dia. O corredor deverá entrar em funcionamento ainda no primeiro semestre.
"Essa é uma obra que temos discutido desde 2013, mas somente agora, a partir de audiências públicas, debate com os moradores da região, empresários, donos de estabelecimentos comerciais e representantes da categoria, será efetivamente realizada, em benefício da população, dos comerciantes e do próprio sistema de trânsito de Curitiba", lembrou Aguayo.

Polo gastronômico
Aguayo disse ainda que esse modelo de intervenção urbana, além de melhorar o sistema de transporte público - a exemplo de países como Alemanha que incentivam a modalidade - vai permitir transformar a Praça do Japão, com o passar do tempo, em uma espécie de pólo gastronômico.

"Temos o exemplo das praças da Espanha e da Ucrânia, que são ambientes gastronômicos, ajudando a gerar emprego e renda para a população, sem contar outros locais como a Praça da França, que também pode virar um espaço setorizado de gastronomia em Curitiba", declarou.

Atualmente, destacou ainda Aguayo, o setor de gastronomia e entretenimento em Curitiba gera em torno de 17 mil empregos diretos em Curitiba e 115 mil em todo o Paraná. O setor é considerado o segundo maior na capital, atrás apenas da construção civil. Em 2017, segundo dados da Rais (Relação Anual de Informações Sociais), do Ministério do Trabalho, o setor cresceu 35%.

Adequações
As estações-tubo na região da Praça do Japão para embarque e desembarque de passageiros são as mesmas que atendem as demais linhas instaladas no trecho – elas ficam na Avenida Sete de Setembro, próxima à Rua Bento Viana, a cerca de 250 metros da praça.

Os passageiros com destino final à Praça do Japão desembarcarão na estação-tubo, o ônibus contornará a praça vazio e com velocidade reduzida (máxima de 30 km/h), fará o caminho de volta (os passageiros embarcarão na estação que fica também próxima à Bento Viana, sentido ao Santa Cândida).

Para melhorar as condições deste contorno, será feita uma adequação geométrica, uma intervenção mínima na rua contígua à Praça do Japão, de forma a melhorar o fluxo num trecho de poucos metros. O ponto de táxi e as vagas de estacionamento serão relocados para as proximidades.

Categoria: Transporte Coletivo