Setran faz operação para coibir transporte irregular

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

| 15/6/2015

A Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) realizou nesta sexta-feira (12) uma operação de fiscalização para coibir o transporte de passageiros em veículos não licenciados a fazer este tipo de serviço.

Agentes da Setran foram até hotéis próximos à Praça do Japão, no bairro Batel, um dos locais denunciados por taxistas como possíveis pontos de veículos de transporte irregular.

Foram verificados oito carros de passeio, mas não foram constatadas irregularidades que levassem a autuações. Quem faz o transporte irregular está infringindo o artigo 231, item VIII, do Código Brasileiro de Trânsito, que proíbe o transporte remunerado de pessoas ou bens quando não há licença para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente. A infração é média (4 pontos na carteira de habilitação), com multa de R$ 85,13.

Em Curitiba, o licenciamento de transporte de passageiros é realizado pela Urbanização de Curitiba S/A (Urbs). “O táxi é um serviço seguro e regulamentado pela Urbs. Qualquer outro tipo de serviço que se apresente sem licenciamento é irregular. Por isso, nossa fiscalização tem sido intensa nessa área, contribuindo para que o cidadão seja sempre conduzido por um motorista habilitado e cadastrado para o trabalho”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

Ela informa que a Setran tem se reunido mensalmente com os taxistas para discutir várias questões, incluindo o transporte irregular. “Eles têm feito várias denúncias de locais na cidade onde há carros que possivelmente fazem transporte irregular. Temos ido a esses locais para fiscalização e nossas ações para coibir esse tipo de infração continuarão a ser realizadas periodicamente em vários pontos da cidade”, afirma.

Estacionamento irregular

A Setran também está realizando, em parceria com a Polícia Militar, blitze de fiscalização de estacionamento irregular na Praça da Espanha, uma demanda pedida pelos moradores da região.

Nas últimas semanas, foram realizadas três operações que resultaram em 74 autuações e dez veículos removidos.

Categoria: Setran