Segunda loja #CuritibaSuaLinda é inaugurada na Torre Panorâmica

Arquivo SMCS

| 21/12/2018

“Neste lindo espaço, estamos reunindo peças de nomes consagrados do design paranaense, como João Turin, bem como de novos criadores que também se destacam por materializar objetos artesanais repletos de beleza, criatividade e originalidade”. A afirmação foi feita pelo prefeito Rafael Greca, nesta sexta-feira (21/12), durante a abertura da segunda loja da rede #CuritibaSuaLinda, na Torre Panorâmica, no bairro Mercês, que oferece souvenirs artesanais com temas da capital.

O prefeito fez questão também de destacar que o novo ponto da rede, administrado pela Urbs, é a última inauguração da Prefeitura em 2018. “A segunda loja da #CuritibaSuaLinda coroa um ano repleto de conquistas para toda a cidade”, reforçou Greca. Além da unidade das Mercês, em setembro, foi inaugurada a loja no Palacete Wolf, na Praça Garibaldi, no Centro Histórico.

Greca convidou ainda moradores e turistas a conhecerem as lojas da nova rede. “São ótimos presentes não apenas para o Natal, mas também para todo o ano”, afirmou o prefeito, que ficou encantado com um guarda-chuva com estampa de pinhões estilizados, criado nos anos 1920, pelo escultor João Turin (1878-1949), considerado o pai do estilo paranaense de decoração arquitetônica.

Idealizadora e curadora da rede de lojas da Prefeitura, a primeira-dama Margarita Sansone destacou que todos os itens comercializados na rede têm muita qualidade e bom gosto. Além disso, lembrou ela, os objetos artesanais precisam cumprir quesitos, como adequação à legislação, inovação, consciência ambiental e associação ao turismo e cultura locais.

“São produtos artesanais, semiartesanais e artísticos que permitem ao turista materializar a experiência de visitar nossa capital e, ao curitibano, expressar seu sentimento de pertencimento à cidade”, observou Margarita.

Elementos curitibanos

As lojas da rede #CuritibaSuaLinda, repletas de elementos curitibanos, como lambrequins e pinhões aplicados de forma lúdica em nichos e corners, reúnem cerca de 150 itens de vestuário, acessórios, bijuterias, decoração, utilidades domésticas, livros, papelaria e brinquedos.

A artesã Karine Serafim está expondo, por exemplo, chaveiros e imãs de geladeira feitos com galhos de araucárias que caem no chão e que se transformam em delicadas peças com desenhos de cartões-postais da cidade, como a Torre Panorâmica e o Museu Oscar Niemeyer, desenhados em caneta nanquim. “Temos a preocupação com a sustentabilidade. Por isso, todo o material usado é colhido do chão, na área rural de Campo Magro”, contou Karine.

Segundo o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, até março de 2019, mais quatro lojas da rede #CuritibaSuaLinda serão inauguradas. “Em janeiro, abriremos a unidade do Mercado Municipal e, até o fim do primeiro trimestre, serão inauguradas as lojas do Jardim Botânico, do Parque Tanguá e da Casa David Carneiro (Rua Brigadeiro Franco, Centro)”, antecipou ele.

As unidades #CuritibaSuaLinda oferecem seis linhas de produtos: vestimenta e acessórios; lar, decoração e utilidades; pets; papelaria, coleções e livros; kids (infantil); e lembranças diversas. Cada linha deverá integrar as coleções permanentes “Atrativos da cidade”, “Cultura e etnias”, “Quatro estações em um único dia”, “Sítio Geológico e Zoo” e “#CuritibaSuaLinda”.

Conforme a época do ano, também serão lançadas coleções especiais temáticas (Primavera/Verão, Outono/Inverno, Natal e Páscoa).

Participaram da inauguração da segunda loja da rede #CuritibaSuaLinda a presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristiana de Castro; a assessora especial da Prefeitura Cynthia Juraszek Maia Batista; e a diretoria administrativa e financeira da Urbs, Denise Maria Vilela.

Categoria: Outros