Saúde fará campanhas educativas contra HIV e dengue na Rodoviária

Foto: Joel Rocha/SMCS

| 11/2/2015

A Secretaria Municipal da Saúde vai aproveitar o movimento na Rodoferroviária nesta sexta-feira e no sábado de Carnaval para fazer ações preventivas contra a dengue e contra a aids e outras doenças sexualmente transmissíveis. Serão distribuídos folhetos informativos sobre essas doenças e também preservativos.

Na sexta-feira (13), equipes da secretaria e da coordenação de DST/Aids do Conselho Municipal de Saúde estarão na Rodoviária a partir das 14 horas para distribuir preservativos e folhetos estimulando a prevenção contra a aids. Alertar sobre a importância de usar preservativo e evitar comportamentos de risco.  No ano passado, Curitiba registrou 797 novos casos de HIV/Aids. Atualmente, 7 mil pessoas fazem tratamento contra a doença na capital.

Testes de HIV podem ser feitos em qualquer unidade de saúde

Outra ação da Saúde será realizada pelo Consultório na Rua, unidade móvel que leva serviços de saúde para a população em situação de rua. Equipes da Saúde e da Fundação de Ação Social formarão o bloco ‘Criança Protegida, Alegria Garantida’, que vai atuar durante o desfile das escolas de samba, no sábado, assim como no ZombieWalk e no Rock Carnival. Serão distribuídos materiais sobre prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis e também contra o abuso contra crianças e adolescentes.

Combate à dengue

Com o objetivo de reforçar entre os viajantes as principais medidas de prevenção contra a dengue, equipes de agentes de zoonoses estarão na Rodoferroviária na sexta-feira e sábado (dias 13 e 14), para distribuir folhetos educativos e responder a perguntas dos interessados. “Queremos que todos voltem do feriado como foram: saudáveis”, diz a coordenadora do Programa de Controle da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde, Juliana Martins.

As equipes estarão no local das 9 às 21 horas na sexta-feira e das 9 às 14 horas no sábado. O objetivo é relembrar os viajantes da importância de manter em dia os cuidados para evitar a dengue. Este ano, foram registrados em Curitiba sete casos importados de dengue, doença transmitida por vírus inoculado pelo mosquito Aedes aegypti. Em 2014 foram 49 casos importados e dois autóctones (contraídos dentro do próprio município).

Entre as medidas de prevenção estão aplicar repelente sobre as partes do corpo descobertas – como braços e, principalmente, pernas e pés; usar roupas que cubram essas áreas também ajuda. Em cidades onde for frequente o registro de casos da doença, o local de hospedagem deve ter telas nas janelas e em torno das camas.

“Isso é muito importante porque para nós, que moramos em Curitiba, o cuidado é direcionado à prevenção de ocorrência de focos, eliminando condições para o acúmulo de água e do conseqüente aparecimento de larvas que dão origem ao inseto adulto”, observa Juliana.

Como agir

Em caso de manifestação de sintomas similares aos da dengue, a dica é procurar o serviço de saúde mais próximo o quanto antes. Entre eles estão  febre alta, dor de cabeça e no fundo do olho, náuseas, dores no corpo e nas articulações, prostração e manchas vermelhas no corpo.

Outra precaução importante para pessoas nessas condições é jamais tomar qualquer medicamento à base de ácido acetil salicílico (AAS), que aumenta os riscos de hemorragia em pacientes que estejam com dengue. O médico é quem irá prescrever a medicação adequada a cada caso clínico.

Categoria: Rodoviária