Renovação de ruas melhora trajeto por onde passam ônibus do transporte coletivo

Foto: Valdecir Galor/SMCS

| 27/6/2018

Os passageiros da linha Santa Bárbara já perceberam a diferença que a revitalização do asfalto nas ruas João Itiberê e Eduardo Couture, no Jardim das Américas, fez para quem usa o ônibus em seus deslocamentos. A aposentada Lourdes Carlet e o neto dela, o estudante Leonardo Gustavo Alves, são usuários da linha.

"Antes pulava bastante", contou o jovem. "E aqui tem muitos idosos. Melhorar o asfalto é muito importante para todo mundo", disse Lourdes enquanto esperava o ônibus, em frente à Praça Tsunessaburo Makiguti, espaço que atrai os moradores da região para a prática de caminhada, esporte e exercícios na Academia ao Ar Livre, na Rua Eduardo Couture.

A linha Santa Bárbara é utilizada por mais de 950 usuários todos os dias. Ela também passa perto de outra praça na mesma rua, a Praça Ryu Mizuno.

Morador da Rua Eduardo Couture há mais de 24 anos, José Shigueo diz que não lembra de a via ter recebido camada de asfalto assim. "Agora pode vir chuva que não vai ter buraco depois", comentou.

O baiano Jonatas Ferreira Silva trabalha numa empresa de monitoramento com ronda na região do Jardim das Américas. Ele percebeu que a Rua João Itiberê mudou. "É bom que renovem. Quando a rua está ruim é mais fácil acontecer acidente com carro e com moto. Na motocicleta, a gente sente bastante quando o asfalto está ruim. E a coluna da gente também. Além disso, a rua fica mais bonita", declarou.

A aposentada Maria Lúcia Massucato mora há três anos na Rua Sinke Ferreira, no cruzamento com a João Itiberê. Ela gostou do que fizeram na Itiberê e espera que o mesmo trabalho seja feito na rua da casa dela. "Uma rua bonita valoriza os imóveis".

Em toda cidade

Em 2018, a Secretaria de Obras Públicas planeja revitalizar 265 ruas de todas as regiões da cidade. Parte delas está sendo feita com o apoio do Governo do Paraná. Este é o caso das duas ruas do Jardim das Américas.

Pelo convênio com a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Logística (com os recursos a fundo perdido) os trabalhos estão sendo executados em ruas por onde passam linhas de ônibus e vias de ligação importantes que têm equipamentos públicos.

Também estão sendo revitalizadas ruas com recursos do município, resultado do pagamento de impostos pelos cidadãos. Outras ruas serão renovadas por meio de financiamento feito junto a Fomento Paraná, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano.

A população pode solicitar a revitalização de vias pelo telefone 156, por meio das administrações regionais nas Ruas da Cidadania ou participando das audiências do Fala Curitiba, programa de consultas públicas aberto à população para a escolha das prioridades de cada região.