Prefeitura oferece reciclagem a motofretistas para aumentar segurança no trânsito

Jaelson Lucas/SMCS

| 14/4/2015

Mais de 400 motofretistas já participaram do curso de capacitação oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba. São 30 horas-aula, como prevê a Resolução do Contran nº 410/2012, que garantem aos motociclistas profissionais a aquisição de conhecimentos e a padronização de ações e atitudes de segurança no trânsito.

"A capacitação visa a inserir na sociedade profissionais mais aptos, preparados, que exerçam suas tarefas com segurança e minimizem os riscos diante dos perigos do trânsito", diz a vice-prefeita e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves.

Cristiano Ferreira compareceu, nos últimos três dias, a uma sala de aula no Instituto São Cristóvão, para participar do curso exigido por lei. "Faz 20 anos que trabalho com a motocicleta. Mas agora, com minha esposa Camila grávida de nove meses do meu primeiro filho, Miguel Lorenzo, resolvi desacelerar, andar com mais segurança", disse o motociclista, que elogiou o curso pelo bom conteúdo e conscientização dos motoristas. "Deixamos de ser marginalizados para ser profissionais", afirmou.

Ainda há 450 vagas gratuitas. As inscrições estão sendo feitas nas agências do Sine localizadas nas nove Ruas da Cidadania ou no Instituto São Cristóvão, na Rua Professor Doutor Pedro Ribeiro Macedo da Costa 694, no bairro Vila Izabel. Podem participar motociclistas que exerçam atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas. Para informações sobre datas e horários de novas turmas, basta ligar para o telefone (41) 3015-3300.

Henrique Feijó, 57 anos e há oito na profissão, achou o curso muito importante. "Vou ser o primeiro a indicar para os colegas de profissão. É um trabalho que a todo momento envolve situações de risco. Por isso precisamos nos qualificar para mudar a mentalidade do condutor que passa a ter mais domínio de seus deveres e direitos. Além disso, não podemos esquecer que somos parte da nova condição da cidade, onde o espaço e a circulação de mercadoria e de pessoas é tida como prioridade", disse.

O curso contém noções sobre legislação e gestão de risco sobre duas rodas, conceitos de trabalho decente conforme princípios da Organização Internacional do Trabalho (OIT), em especial no que se refere à igualdade de oportunidades e de tratamento, e ainda sobre normas técnicas de saúde e segurança. Também inclui aulas práticas de pilotagem e transporte de cargas.

A iniciativa foi viabilizada por meio de emenda parlamentar e pelo Fundo Municipal do Trabalho.

Categoria: Outros