Prefeitura inicia implantação do centro de gestão e controle operacional

Everson Bressan/SMCS

| 31/3/2015

A Prefeitura de Curitiba deu início nesta segunda-feira (30) à transformação do Centro de Controle Operacional da Urbs em Centro de Gestão e Controle Operacional do Município, que concentrará o monitoramento de diferentes áreas da administração municipal.

O primeiro passo foi a entrada em operação, no CCO da Urbs, de 39 câmeras da Secretaria Municipal de Defesa Social que serão operadas por dois guardas municipais. Com isso, o CCO passa a contar com 750 câmeras e a previsão é chegar a 1.024 até o fim de 2016.

"Desde o início da gestão trabalhamos para garantir a estrutura, recuperar as câmeras, garantir o funcionamento e, agora, partimos para a unificação, para uma estrutura de controle operacional centralizada, permitindo o compartilhamento das informações e a atuação conjunta e com mais agilidade, em benefício da população", disse o prefeito Gustavo Fruet no evento de lançamento da nova estrutura.

A unificação do controle operacional do trânsito, transporte coletivo, táxi, guarda municipal representa um novo patamar na gestão e funcionamento da cidade. A partir de agora, o novo Centro reúne no mesmo espaço e no mesmo grupo de comando on-line, técnicos, engenheiros e fiscais do trânsito, do transporte coletivo e do táxi, além de guardas municipais.

"Muitas vezes uma ação de trânsito pode exigir a presença da Guarda, ou uma ação da Guarda pode necessitar de apoio no trânsito e esse compartilhamento significa ainda mais agilidade", explica a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

A iniciativa vai agilizar o atendimento em todas as áreas monitoradas, representando mais segurança e conforto para a população e, especialmente, para os usuários do transporte coletivo. No caso de uma invasão a uma estação-tubo, por exemplo, a ação da guarda será muito mais rápida. Por outro lado, quando uma ação da Guarda exigir alteração de rota dos ônibus ou orientação de trânsito, isso também será feito automaticamente.

Inteligência

De acordo com o secretário de Informação e Tecnologia, Paulo Miranda, a integração de diversas áreas  em um mesmo centro operacional irá reforçar a capacidade reativa e preventiva do CCO. "A ideia é, no futuro, agregar profissionais, equipamentos e inteligência de diversas áreas e serviços, como o Samu, a defesa civil, a ação social e Central 156", diz. "Ao verificar um acidente de trânsito, será possível acionar agentes da Setran e o atendimento de urgência da saúde simultaneamente", exemplifica.

Além das imagens, da operação das câmeras, o CCO também conta com informações do sistema de bilhetagem eletrônica que permite saber em tempo real a localização de cada ônibus do transporte urbano, a velocidade desenvolvida, se parou no ponto ou fora dele, quantos passageiros passaram pelas catracas, quantos isentos, quantos pagaram com cartão ou dinheiro e qual a situação do ônibus naquele momento.

"A integração nas operações é um passo fundamental para otimizar os recursos tecnológicos disponíveis e garantir mais eficiência no atendimento à sociedade, como é o caso da segurança", disse o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior.

Equipados com computador de bordo, GPS e dispositivos eletrônicos, os ônibus permitem comunicação em tempo real do motorista com o CCO, informando eventuais problemas mecânicos, dificuldades de operação, acidentes ou mesmo assaltos. Por outro lado, os operadores do CCO, agora com a Guarda Municipal incluída, podem encaminhar mensagens em tempo real orientando o motorista sobre como proceder em cada situação.

As imagens captadas pelo videomonitoramento da Defesa Civil, por sua vez, podem ser usadas pela Guarda Municipal para coletar informações sobre crimes. Os equipamentos de alta resolução permitem inclusive fazer o reconhecimento de suspeitos.

Se o monitoramento do trânsito detecta um acidente à frente, o operador do transporte já determina a alteração de rota ao motorista. No caso de um assalto, tumulto ou situação de insegurança, a Guarda Municipal já entra em ação, orientando o motorista enquanto desloca viaturas e equipes.

O Centro de Controle Operacional da Urbs tem 622 câmeras de monitoramento do transporte coletivo, instaladas em terminais e estações tubo e 89 câmeras em pontos chaves de ruas e avenidas da cidade que serão agora monitoradas também pela Guarda Municipal e Urbanismo. A unificação começa com 39 câmeras da Guarda, que alimentam o Centro Integrado de Monitoramento Eletrônico (Cimec) localizado na Praça Osório, número que deve subir até o fim deste ano para 240 câmeras, quando as imagens de outros centros de controle da Defesa Social também passarão a integrar uma estrutura unificada.

Categoria: Outros