TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Prefeitura inaugura centro que permite monitoramento em tempo real da frota de táxis


Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 6/3/2015

O Centro de Controle Operacional (CCO) da Urbs, que já reúne o monitoramento do trânsito e do transporte coletivo, agora passa a acompanhar o serviço de táxi. Inaugurado pelo prefeito Gustavo Fruet nesta sexta-feira (06), o CCO do Táxi vai permitir o monitoramento da frota do serviço em tempo real, o que representa mais segurança para taxistas e passageiros e maior eficiência no sistema. O lançamento faz parte da programação de aniversário de Curitiba, que completa 322 anos no dia 29 de março.

Operadores e fiscais do táxi poderão conferir em tempo real se as determinações do regulamento implantado em 2013 estão sendo cumpridas. Entre elas, a obrigatoriedade do veículo estar em operação no mínimo 12 horas por dia e de que 100% da frota esteja em circulação nos horários de pico.

O monitoramento será feito por operadores e fiscais no mesmo espaço do CCO da Urbs. Como acontece no transporte coletivo, também no CCO do Táxi serão gerados relatórios contínuos das atividades registradas, o que é uma importante ferramenta de gestão. Nesta sexta-feira começarão a ser monitorados 400 táxis, número que, até o fim da próxima semana, chegará a 1.920. A intenção é chegar aos 3 mil táxis até o fim deste mês.

De acordo com o prefeito Gustavo Fruet, por ser um tradicional serviço dos centros urbanos, há uma expectativa muito grande da população com a qualidade do sistema de táxi. “Agora, com a nova tecnologia, o usuário que chamar o táxi pode ter a segurança de que o veículo está sendo monitorado. Por outro lado, a Prefeitura poderá verificar se a lei aprovada pela Câmara Municipal está sendo cumprida”, disse.

Sistema

Os carros serão monitorados por GPS, e o CCO unifica os sistemas já utilizados pelas sete centrais de táxi de Curitiba, que reúnem quase 65% dos taxistas da cidade. Para a próxima etapa, os demais motoristas serão convidados a instalar o equipamento em seus carros, sem necessidade de se associar a centrais.

“Para as centrais, esse sistema é interessante porque a Urbs poderá dimensionar os pontos de táxi de acordo com a demanda e avaliar locais estratégicos que hoje não são atendidos”, afirmou o presidente da Associação das Centrais de Táxi de Curitiba e Região Metropolitana, Julcimar Zambon.

Com a utilização de bancos de dados já existentes e software desenvolvido pela própria Urbs, o CCO do Táxi está sendo implantado sem custos para o Município ou para os taxistas. “O monitoramento pelo CCO é resultado de uma parceria entre as centrais e a Urbs que nos dá condições de melhorar a qualidade do serviço”, disse o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva.

Evolução

A inclusão do táxi no controle operacional feito eletronicamente é mais uma novidade viabilizada pela decisão do prefeito Gustavo Fruet de implantar uma nova política de serviço de táxi em Curitiba. A mudança começou ainda em 2013, com a realização, em junho, de uma audiência pública que contou com mais de 2,5 mil participantes para definição das diretrizes dessa nova política. Em agosto, o prefeito assinou decreto que modernizou a atividade, a começar pela criação de um regime único para novos e antigos taxistas.

O decreto trouxe um aumento de 30% na oferta do serviço (o equivalente a 630 veículos a mais) ao determinar que os táxis têm de operar 12 horas por dia e que em pelo menos 30% desse tempo ele seja dirigido pelo titular da autorização. O decreto também acabou com o antigo comércio ilegal de placas, ao permitir uma única transferência e definir a validade da autorização em 35 anos. Antes, a permissão era por tempo indeterminado. O passo seguinte foi a realização da primeira licitação para aumento de frota de táxi na cidade – de 2.252 para 3.002 veículos, incluindo carros adaptados para transportar com segurança e dignidade pessoas com deficiência; além de carros adaptados dirigidos por motoristas com deficiência.

Elétricos

No início da semana, o prefeito entregou dois carros 100% elétricos para serem testados pelas centrais de táxi. O teste não terá custos para o Município ou para os taxistas. Se aprovados do ponto de vista técnico, econômico e ambiental, os táxis elétricos poderão ser autorizados para compor a frota do serviço na cidade.

 

Veja o que mudou no sistema de táxi

Categoria: Táxi