Prefeitura implanta novos semáforos para pessoas com mobilidade reduzida

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 2/10/2015

A Prefeitura de Curitiba iniciou nesta semana a instalação do último lote de equipamentos de semáforos para pessoas com mobilidade reduzida. Os trabalhos devem ser encerrados até o fim de outubro.

O sistema funciona através de uma botoeira especial acoplada ao semáforo, que é acionada pelos cartões da Urbs. Ao identificar o cartão, o semáforo abre por mais alguns segundos além do programado, permitindo uma travessia mais segura dos pedestres. O tempo de abertura pode ser até 50% maior do que o tempo de semáforo normal.

Já foram instalados módulos em 25 dos 31 cruzamentos previstos. O local mais acionado pelos usuários no mês de agosto foi o do cruzamento da Avenida Marechal Floriano Peixoto com a Rua Pedro Ivo, próximo à estação-tubo da Praça Carlos Gomes.

“É uma ótima ideia. Às vezes, os idosos acabam sedo atropelados porque não dá tempo de atravessar a rua. Eu cuido muito para atravessar e agora tenho essa vantagem de poder aumentar o tempo para a travessia. Vai facilitar muito a vida da gente”, diz Irma Bet, de 71 anos, que utilizou o equipamento pela primeira vez nesta quarta-feira (30) na Praça Carlos Gomes.

“Para quem já fui atropelado, como eu, esse equipamento será muito importante, dará muito mais segurança para atravessar a rua”, afirma Elízio Jaci Siqueira, 83 anos. “É uma iniciativa muito importante. Ando devagar e agora não vou precisar mais correr em alguns locais em que o semáforo abria muito rápido”, diz Maria de Mestre, de 69 anos.

Os equipamentos podem ser utilizados por 160 mil idosos, 13,2 mil pessoas com deficiência e 6,2 mil aposentados por invalidez que possuem atualmente um cartão de isento habilitado da Urbs. “O semáforo inteligente contribui para a redução das fatalidades no trânsito de Curitiba, principalmente com idosos, além de também permitir uma melhor acessibilidade às pessoas com deficiência”, diz a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli.

No total são 120 módulos, com investimento de R$ 348 mil. A implantação está sendo realizada em pontos selecionados da cidade que apresentam maior risco de acidentes para pessoas com mobilidade reduzida, como cruzamentos próximos a unidades de saúde, hospitais e terminais de ônibus.

Os locais que já contam com a nova tecnologia são os seguintes:

Rua 24 de Maio com a Rua Pres. Getúlio Vargas (Praça Ouvidor Pardinho – Unidade de Atenção ao Idoso)

• Rua Francisco Raitani (em frente ao Hospital do Idoso)

• Rua Ubaldino do Amaral com Rua Amâncio Moro (próximo à Igreja do Perpétuo Socorro)

• Rua Amâncio Moro com Rua Mauá (Igreja Perpétuo Socorro)

Rua João Negrão com Rua Pedro Ivo (Terminal do Guadalupe)

• Rua André de Barros com Rua João Negrão (Terminal do Guadalupe)

• Av. Mal. Floriano com Av. Visconde de Guarapuava (local muitos atropelamentos)

• Av. Visconde de Guarapuava com Rua João Negrão (INSS)

• Av. Mal. Floriano Peixoto com Rua Pedro Ivo (Praça Carlos Gomes)

Rua Pedro Ivo com Rua Westphalen (Praça Rui Barbosa)

• Rua Cap. Souza Franco com Av. Vicente Machado (Hospital da Cruz Vermelha e Hospital Geral de Curitiba)