TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Prefeitura entrega 40 novos ônibus para atender bairros do sul e norte da cidade


Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 8/2/2019

A Prefeitura entregou nesta quinta-feira (7/2), na Rua da Cidadania do Cajuru, mais 40 ônibus para a renovação da frota do transporte coletivo de Curitiba. Os novos ônibus vão circular a partir de segunda-feira (11/2) em linhas que atendem bairros mais distantes do Centro.

Com as outras entregas já feitas desde 2017, a cidade conta com 157 ônibus novos. “O processo de renovação da frota foi retomado e vai continuar nesta gestão. Nosso povo agora pode ir e vir com mais conforto", disse o prefeito Rafael Greca, que estava acompanhado da primeira-dama Margarita Sansone no evento.

Neste pacote de ônibus são 14 micros especiais, com capacidade para 70 passageiros, e 26 comuns, para 85 passageiros - nove deles equipados com portas nos dois lados para atender a nova linha Fagundes Varela/Fanny, que será ativada em março.

A maioria dos novos ônibus vai circular em linhas que atendem bairros da região sul da cidade. São elas: Pinheirinho/CIC, Portão, Formosa, Santa Rita/CIC, Santa Rita/Pinheirinho, Capão Raso/Caiuá, Campo Alegre, Parque Industrial, Pompeia/Janaína, Bairro Novo A, Umbará, Santa Joana, Futurama, Pirineus e Bairro Novo C.

No norte da cidade, os novos ônibus serão destacados para as linhas Sagrado Coração, Alto Tarumã e Colina Verde e Hugo Lange. Estas duas últimas linhas farão embarque e desembarque na estação-tubo Fagundes Varela, que começa a funcionar em março. Por isso uma das portas dos veículos é adaptada para o nível da estação-tubo.

Modernização

Todos os novos ônibus contam com câmeras de segurança, motor Euro 5, menos poluente, dois espaços para cadeirantes, sinais sonoros e visual de fechamento das portas, informação em braile para deficientes visuais, iluminação interna em LED e mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante. Além disso, os elevadores de acessibilidade são semiautomáticos.

“São novidades que dão mais segurança para os passageiros e melhorias significativas em itens de acessibilidade”, destacou o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

De acordo com o presidente da Urbs, mais ônibus serão entregues ao longo do ano. “Temos mais 43 já encomendados e outros que serão adquiridos para completar o compromisso de ter 450 novos ônibus até 2020”, disse Maia Neto.  

Participaram do evento o vice-prefeito Eduardo Pimentel, os vereadores Serginho do Posto, Jairo Marcelino, Colpani e Herivelto Oliveira e o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, Maurício Gulin.


Categoria: Transporte Coletivo