Prefeitura busca recursos para projeto de novo terminal no Capão da Imbuia

Fabiano Losso/IPPUC

| 4/5/2018

A Prefeitura de Curitiba busca recursos para a construção de um novo terminal de ônibus no bairro Capão da Imbuia. Para o financiamento do projeto, orçado em R$ 800 mil, o município está elaborando carta-consulta a ser enviada ao governo federal para a inclusão dos recursos no Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana.

O custo estimado para a construção do novo terminal é de R$ 30 milhões, dos quais R$ 20 milhões para as obras e outros R$ 10 milhões em desapropriações.

"Trabalhamos no presente com vistas ao futuro. O novo terminal do Capão da Imbuia será um avanço na estruturação do transporte integrado com a Região Metropolitana", afirma o prefeito Rafael Greca.

Inaugurado em 1982, o terminal hoje em operação fica na Avenida Presidente Affonso Camargo, entre as ruas Professor Nivaldo Braga e a Ronald José Carboni. Ele integra seis linhas de ônibus que transportam 39 mil passageiros por dia.

Já o novo terminal deverá ser construído em área próxima à Rua da Cidadania do Cajuru e o futuro binário das ruas Nivaldo Braga com Professora Olga Balster. A infraestrutura irá se somar à consolidação de um novo sistema trinário de vias no Eixo Leste para a integração dos sistemas viário e de transporte. Neste trinário, a Avenida Presidente Affonso Camargo ficará ao centro, ladeada pela Avenida Prefeito Maurício Fruet na ligação com o bairro e a Rua Francisco Mota Machado no sentido oposto (bairro-centro).

A estrutura do terminal existente servirá de suporte no período de execução da obra, de forma que haja menos transtornos e que seja garantida a não interrupção do funcionamento do transporte. A partir da operação do novo terminal o sistema viário na área do antigo terminal será readequado para o pleno funcionamento da RIT.

Novo terminal

Integrado à Rua da Cidadania do Cajuru, o novo terminal do Capão da Imbuia contará com três plataformas, sendo duas destinadas aos biarticulados (BRT) e às Linhas Diretas e outra para as linhas alimentadoras. Como parte da infraestrutura de suporte aos usuários haverá sanitários, guarda-volumes, ligação subterrânea entre as plataformas e bicicletários com capacidade para 108 bicicletas. O terminal será totalmente monitorado por câmeras de segurança interligadas a CCO.

Farão a integração no novo terminal, que terá inserção metropolitana, as linhas Centenário/Campo Comprido, Pinhais/Rui Barbosa, Inter 2 (que transporta 91 mil passageiros por dia), Interbairros II (com 43 mil passageiros transportados diariamente) e o futuro Ligeirão Leste-Oeste.

Entre as linhas alimentadoras e convencionais que farão conexão no terminal estão a Araguaia, Avenida Ivaí, Detran/Vicente Machado, Palotinos, Vicente Carvalho e Maracanã/Capão da Imbuia.

Financiamento

O programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, no qual a Prefeitura busca enquadrar os recursos para o projeto do novo terminal do Capão da Imbuia, promove o financiamento, por meio do uso de recursos do FGTS, a iniciativas que têm objetivo de melhorar a qualidade da circulação de pessoas nos municípios.

Os recursos são captados via empréstimo do governo federal pelo Programa Pró-Transporte, com contrapartida de pelo menos 5% do valor do investimento e taxa de juros de 6% ao ano.

A Prefeitura de Curitiba conta com 14 projetos dentro do programa Avançar Cidades, entre eles os de estruturação de vias conectoras da cidade, binários de trânsito, melhorias viárias e de sistema de transporte.