Prefeitura abre licitação para primeira etapa de readequação do eixo Leste-Oeste

| 11/5/2015

A Prefeitura de Curitiba abriu processo de licitação para executar a primeira etapa das obras de readequação no Corredor Leste-Oeste do BRT (Bus Rapid Transit), que irá permitir a operação de uma nova linha de Ligeirão na cidade. A empresa ou consórcio vencedor será responsável por realocar estações tubo e alargar a canaleta dos ônibus, com o objetivo de criar espaços de ultrapassagem, além de construir o Terminal CIC Norte/Eduardo Sprada. Também deverá ser implantada uma nova estação tubo, próxima ao campus Ecoville da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), na Cidade Industrial.

As intervenções desta primeira fase ocorrerão ao longo da Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado, entre as ruas Eduardo Sprada e General Mário Tourinho, em um trecho de 5,7 quilômetros, nos bairros CIC, Campo Comprido, Mossunguê e Campina do Siqueira.

Com financiamento da Caixa Econômica Federal, a execução dessa etapa representa um investimento de R$ 27,2 milhões. Para todo o eixo Leste-Oeste, está previsto um aporte de R$ 194,5 milhões, custeados pelo Município e pelo governo federal.

O recebimento das propostas está marcado para o dia 1º de junho, e a abertura dos envelopes ocorrerá no dia 2 de junho. A licitação das obras, que será feita por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), integra o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, do governo federal. O edital de RDC Presencial 001/2015, da Secretaria Municipal de Obras Públicas, encontra-se disponível para acesso aqui.

As obras marcarão o início da implantação do Ligeirão Leste-Oeste, que fará a ligação entre a CIC Norte e o Centenário (Cajuru), com previsão de carregamento de 80 mil passageiros por dia.

Diferentemente da solução aplicada nos eixos Norte e Boqueirão, em que as estações foram desalinhadas, a maioria dos tubos vai continuar frente a frente no eixo Leste-Oeste. Na nova concepção, elas serão apenas afastadas, com alargamento da via dos ônibus, permitindo a criação de espaços de ultrapassagem para o Ligeirão. Desta forma, fica garantida a integração entre os dois lados, e a circulação de pedestres torna-se mais segura e confortável.

Nos trechos próximos às estações tubo, as pistas de trânsito lento, que margeiam as canaletas, serão transformadas em faixas elevadas, ao nível da calçada. Iluminação, paisagismo, bancos, áreas de descanso e paraciclos completam o projeto, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), em parceria com a Urbs.

CIC Norte

Quando estiver em operação, o novo terminal CIC Norte/Eduardo Sprada também deverá receber linhas alimentadoras da Estrada Velha de Campo Largo (prolongamento da Eduardo Sprada), da Cidade Industrial e da Rua João Denbinski – neste caso, fazendo ligação com o terminal da Fazendinha.

Dessa forma, o terminal Campo Comprido será mantido como ponto de integração dos alimentadores do Jardim Gabineto, Riviera, Positivo e das linhas originárias das ruas João Falarz e Toaldo Túlio.

Eixo

Além da Rua Deputado Heitor de Alencar Furtado, o eixo Leste-Oeste também é formado principalmente pelas avenidas Padre Anchieta, Sete de Setembro e Affonso Camargo. Por ele passam os ônibus do BRT Centenário-Campo Comprido que transportam, por dia, 100 mil passageiros e o Ligeirinho Pinhais-Campo Comprido.

O Leste-Oeste será a terceira linha do Expresso Ligeirão, já implantado nos eixos Boqueirão e Linha Verde Sul.