Prefeitura abre licitação para obras do trecho sul do Ligeirão

DIVULGAÇÃO IPPUC

| 12/2/2020

A Prefeitura de Curitiba abriu, nesta quarta-feira (12/2), a licitação para as obras do Ligeirão Sul, desde a Praça do Japão ao Terminal Pinheirinho.

“Curitiba segue adiante. Colocamos em operação o primeiro trecho do Ligeirão, cuja infraestrutura estava pronta e sem funcionar. Com esta nova etapa vamos estender a opção de transporte rápido e de qualidade a 350 mil pessoas que utilizam a linha Norte-Sul diariamente”, afirma o prefeito Rafael Greca.

O município vai investir R$ 34,8 milhões, em recursos próprios, nas obras para ultrapassagem dos ônibus, requalificação de estações e de pavimentação do corredor de transporte, que irão concluir a ligação do Ligeirão Norte-Sul do Santa Cândida ao Pinheirinho.

Editais

Elaborados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), os editais da concorrência estão publicados no Diário Oficial do Município deste quarta (12/2), no Diário Oficial da União e no jornal Folha de S. Paulo. A abertura das propostas, pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, será em 12 de março.

São dois editais, na modalidade de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), para três lotes de obras que envolvem a implantação de pavimento em concreto nos pontos de parada, novas calçadas e melhorias em 26 estações-tubo dos dois lados do eixo de transporte.

Cumpridos os prazos legais do processo licitatório e após a assinatura da ordem de serviço, o tempo estimado de obras é de 12 meses.

Estações-tubo

Do valor a ser licitado, R$ 19,7 milhões fazem parte dos trechos dos lotes 10.1 e 10.2, que envolvem, nos dois lados da via, as estações Silva Jardim, Carlos Dietzsch, Itajubá e também Dom Pedro I e Morretes.

Outros R$ 15,1 milhões são para as intervenções nas estações Petit Carneiro, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador, Pedro Gusso, João Bettega, Santa Regina e Ouro Verde.

Recursos do município

A decisão pelos investimentos com recursos próprios se deve à dificuldade do governo federal para a liberação de recursos já previstos para a cidade.

As intervenções com recursos viabilizados pela Prefeitura de Curitiba serão contrapartidas a novos financiamentos federais.

Já em 2018, a Prefeitura de Curitiba havia obtido a homologação, pelo governo federal, das Sínteses de Projeto Aprovado (SPA) para a segunda etapa das obras do Ligeirão Norte-Sul (do Santa Cândida ao Capão Raso). Porém, desde então, não foram emitidas as Autorizações para o Início de Obra (AIO) e nem liberados os recursos necessários para o município iniciar as intervenções conforme previsto anteriormente.

Sem interrupção

As obras serão pontuais e não irão paralisar o sistema de transporte que funciona no eixo sul. Para a operação da linha direta de biarticulados no trecho Sul serão feitas obras de infraestrutura de ultrapassagem nos dois sentidos das estações-tubo Petit Carneiro, Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch, Itajubá, Sebastião Paraná, Vital Brasil, Hospital do Trabalhador e Pedro Gusso no eixo das Avenidas Sete de Setembro e República Argentina. E ainda as estações José C. Bettega, Santa Regina e Ouro Verde, na Avenida Winston Churchill.

Durante a realização dos trabalhos nas estações, os ônibus farão desvio pela pista lenta do eixo estrutural, devidamente sinalizada.

“As estações serão desativadas pontualmente e o restante da linha funcionará normalmente para não prejudicar os usuários”, explica Olga Prestes, coordenadora de Mobilidade e Transporte da diretoria de Planejamento do Ippuc.

Primeira etapa

Em 28 de março de 2018, a Prefeitura colocou em operação a primeira fase do linha direta Norte-Sul, com o Ligeirão Santa Cândida-Praça do Japão. A linha é opção de transporte direto, sem parada a cada 500 metros, para 117 mil passageiros por dia.