Para que o passageiro não pague duas vezes, Urbs altera operação de Ligeirinhos

SMCS

| 11/2/2015

Para garantir que passageiros da Região Metropolitana continuem a contar com integração do transporte – o que significa chegar ao destino final sem pagar nova passagem,  a Urbs vai promover no próximo sábado (14) alterações na operação de ligeirinhos que atendem usuários de Araucária, Campo Largo, Colombo e São José.

As mudanças são necessárias em função da decisão da Comec de reduzir a extensão das linhas metropolitanas integradas desses quatro municípios e estão sendo informadas aos usuários por meio de cartazes e mensagens nos painéis eletrônicos nos terminais, estações e ônibus de Curitiba.

Confira as alterações:

Ligeirinho Colombo/CIC –  por decisão da Comec, a partir de sábado vai terminar no Terminal Cabral. Para que o usuário que embarcou em Colombo consiga chegar ao mesmo destino na CIC, passando pelo mesmo trajeto, a Urbs vai colocar em operação a linha CIC/Cabral, a partir do Terminal Cabral.

Ligeirinho Barreirinha/São José – da  mesma forma, para atender os passageiros que se deslocam no trajeto entre a Barreirinha e o município de São José dos Pinhais, a Urbs vai implantar o Ligeirinho Barreirinha/Guadalupe, que faz parada nas estações tubo Prefeitura, Comendador Fontana e Círculo Militar, onde é possível pegar o ônibus Boqueirão Centro Cívico e, no terminal Boqueirão, fazer a integração para São José.

Esta alteração também foi necessária para garantir o deslocamento, com integração, dos usuários da linha metropolitana Barreirinha/São José que, segundo anunciado pela Comec, também fará um trajeto bem menor a partir do próximo sábado, fazendo a ligação apenas de São José ao Terminal Boqueirão.

Ligeirinho Araucária/Curitiba – esta linha também será encurtada pela Comec. Deixará de vir até o centro de Curitiba para terminar no Terminal Capão Raso. Com isso será desativada a estação Rui Barbosa, na Desembargador Westphalen, quase esquina com Visconde de Guarapuava. Em função da mudança feita pela Comec, o ligeirinho Curitiba/Araucária não vai mais parar no Terminal CIC e na estação tubo Vila Guaira.

Ligeirinho Campo Largo/Curitiba – também o teve a extensão da linha reduzida pela Comec, passando a ter ponto final no Terminal Campina do Siqueira e não mais na estação Hospital Militar, na rua Vicente Machado. Como este era o único ônibus que parava nessa estação, ela será desativada.

Cortes

As quatro linhas metropolitanas que passarão a fazer trajetos mais curtos a partir de sábado (14) atendem, por dia, 82 mil passageiros. O mais carregado deles é o Colombo/CIC que transporta por dia 35,8 mil passageiros e tem um trajeto, ida e volta, de 43,2 quilômetros.

A segunda linha mais carregada é a Curitiba/Araucária, que atende 19,9 mil passageiros por dia, com um trajeto total de 54,9 quilômetros. O Barreirinha/São José transporta por dia 17,5 mil passageiros e faz um trajeto total de 43,1 quilômetros. O Campo Largo/Curitiba atende 8,1 mil passageiros com um trajeto de 54,7 quilômetros.

A decisão da Comec representa, na prática, um corte na oferta do transporte metropolitano integrado, com a redução do trajeto. A linha São José/Boqueirão terá uma extensão de 7,2 quilômetros, enquanto a linha Barreirinha/São José tem 43,2 quilômetros.

O trajeto da Araucária/Capão Raso será reduzido de 54,9 para 39,5 quilômetros. A Colombo/Cabral fará um trajeto de 18 quilômetros, enquanto a Colombo/CIC faz 53,2 quilômetros. A linha Campo Largo/Curitiba será reduzida de 54,7 para 49,8 quilômetros.

Serviço

Quem usa o Colombo/CIC será atendido pela metropolitana Colombo/Cabral. Para o restante da viagem, o atendimento será feito pela linha urbana de Curitiba CIC/Cabral.

Quem usa o Barreirinha/São José será atendido pelas linhas São José/Boqueirão (metropolitana) e Barreirinha/Guadalupe (urbana Curitiba). A linha Barreirinha/Guadalupe fará integração com o ligeirinho Boqueirão/Centro Cívico, que passa nas estações Prefeitura, Comendador Fontana e Círculo Militar e no Terminal Boqueirão.

Quem usa o ligeirinho Curitiba/Campo Largo (metropolitano) vai desembarcar no Terminal Campina do Siqueira podendo usar qualquer ônibus que passa no terminal para se deslocar em Curitiba.

Quem usa o ligeirinho Araucária/Curitiba (metropolitano) vai desembarcar no Terminal Capão Raso, onde poderá fazer integração com as linhas deste terminal.