TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Ônibus exclusivo facilita rotina dos profissionais de hospitais e clínicas


Hully Paiva/SMCS

| 13/7/2020

O Expresso Exclusivo Saúde, em operação desde 29 de junho, já transportou 547 profissionais que trabalham em hospitais e clínicas da cidade. Voltado para os profissionais que atua na linha de frente do combate à pandemia pela covid-19, o ônibus ganhou a aprovação dos usuários.

Rodrigo Silva, que trabalha no setor administrativo do Hospital Santa Cruz, diz que sempre pega o ônibus especial e ganhou tempo e conforto na viagem. Ele vem de Araucária para trabalhar em Curitiba. "Economizo uns dez minutos de viagem", diz.

Adriana Souza de Carvalho, que vem do Tatuquara para trabalhar na área de higienização do mesmo hospital, diz que é bem melhor a linha especial. Na manhã dessa sexta-feira (10/7) ela aguardava a entrada para o ônibus no Terminal Pinheirinho. "Está bem mais fácil. Temos uma fila separada, bem organizada aqui", afirma.

Renata Medeiros, que também aguardava a chegada do ônibus, acredita que a linha exclusiva veio em boa hora. Funcionária da área administrativa de um hospital no Batel, ela diz que está bem tranquilo para ir trabalhar. "Só na volta que não consigo pegar o especial, porque saio mais cedo. Mas já melhorou bastante", diz.

A linha exclusiva faz o trajeto do ônibus Pinheirinho/Rui Barbosa e abrange uma área com 13 hospitais, como o do Trabalhador, do Idoso, Santa Casa, Novo Mundo, Santa Cruz, Pequeno Príncipe, além de atender também a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Pinheirinho.

"A iniciativa é uma forma de o transporte coletivo contribuir para que essa população, que está ajudando a salvar vidas, consiga se deslocar com segurança, organização e dentro do horário até os hospitais", diz o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O ônibus, modelo articulado, funciona com tarifa no mesmo valor que as demais linhas (R$ 4,50) e com dois horários de saída em cada ponto final. Às 6h e às 7h sai do Terminal Pinheirinho e às 18h20 e 19h20 da Praça Rui Barbosa. Os fiscais da Urbs organizam a entrada dos passageiros no ônibus especial.

O Expresso Exclusivo Saúde atende tanto profissionais que atuam diretamente na saúde quanto em áreas de apoio em hospitais, como limpeza, alimentação e atendimento administrativo. Os profissionais precisam se identificar aos fiscais nos terminais com crachá ou documento que comprove que trabalham em hospitais.

Prioridade
Essa é a segunda medida adotada pela Urbs para atender os profissionais que estão ajudando a salvar vidas durante a pandemia.

Os profissionais do setor já contam com prioridade no embarque nos ônibus da capital nas demais linhas. Por dia, cerca de 9,5 mil pessoas que atuam na saúde usam o transporte coletivo na cidade.

Categoria: Transporte Coletivo