Obras na Linha Verde Sul causarão bloqueio da trincheira da Winston Churchill

Foto: Jaelson Lucas/SMCS

| 12/8/2013

A retomada das obras da Linha Verde Sul causará o desvio do trânsito na trincheira da Avenida Winston Churchill, no Pinheirinho, a partir da próxima quinta-feira (15). O bloqueio será necessário para obras de alargamento da trincheira, que devem durar 8 meses. O desvio também valerá para 41 linhas de ônibus.

A construção da Linha Verde Sul foi retomada no início deste mês e, quando concluída, a via terá dez pistas de rolamento, incluindo novas canaletas para ônibus, o que exigirá o alargamento da trincheira.

A partir desta segunda-feira (12), a região da Winston Churchill começa a ser sinalizada pela Secretaria Municipal de Trânsito (Setran), que irá orientar os motoristas, quando o bloqueio for iniciado.

A Setran alerta aos motoristas que procurem caminhos alternativos para circular pela região, enquanto as obras estiverem em andamento.

Mudanças

Com o bloqueio, não será permitindo o acesso à Rua Emanoel Voluz para a Rua André Ferreira Barbosa. Em função dos trabalhos, haverá alteração no sentido viário de algumas ruas e desvios de trânsito.

A Rua Mal. Otávio Saldanha Mazza (via rápida do Pinheirinho) passará a ter sentido duplo entre as ruas Joaquim Simões e Hélio Dirceu Woitikiw, para permitir a circulação dos ônibus que se dirigem ao Terminal Pinheirinho.

Para melhor circulação dos ônibus na região do terminal, a Rua Joaquim Simões terá sentido único da Otávio Saldanha Mazza para a Av. Winston Churchill; a pista lenta da Winston Churchill sentido Bairro terá seu fluxo alterado para sentido Centro entre as ruas Joaquim Simões e a Rua Aref Kudri; a Aref Kudri terá sentido único da Winston Churchill para a Otávio Saldanha Mazza; a Rua Hélio Dirceu Woitikiw terá sentido único da Rua Emanoel Voluz para a Rua Mal. Otávio Saldanha Mazza.

Na região das obras, a pista central da Linha Verde Sul (sentido São Paulo) será utilizada apenas para se fazer o acesso à Rua André Ferreira Barbosa. Quem segue no sentido São Paulo deverá usar a pista marginal da Linha Verde Sul na região.

Dessa forma, para os veículos que vierem pela Rua Emanoel Voluz: o acesso à Rua André Ferreira Barbosa deverá ser feito pela Alameda Nossa Senhora do Sagrado Coração, pela Rua Izaac Ferreira da Cruz, pela Linha Verde Sul (pista central, sentido São Paulo) e pela Rua Mário Gomes Cezar; o acesso direto à Linha Verde Sul (pista marginal, sentido São Paulo) deverá feito pelas ruas Hélio Dirceu Woitikiw e Eng. João Bley Filho.

Para os veículos que vierem pela Rua Izaac Ferreira da Cruz, o acesso à Linha Verde Sul (pista marginal, sentido São Paulo) deverá ser feito pelas ruas João Laerte Bochina, Emanoel Voluz, Hélio Dirceu Woitikiw e Eng. João Bley Filho.

Quem quiser ir ao comércio da Av. Winston Churchill na região das obras deve pegar a pista marginal da Linha Verde Sul (sentido Porto Alegre), pela Rua Irene Dutka e pela Rua André Ferreira Barbosa (que, no período das obras, terá trânsito contrário ao sentido normal do fluxo entre a Irene Dutka e Winston Churchill).

Ônibus

Terão os percursos mudados o expresso Circular Sul, Sítio Cercado/Capão Raso e Portão/Sitio Cercado, além dos Ligeirinhos Curitiba/Fazenda Rio Grande, Sitio Cercado e Sítio Cercado/Capão Raso, e linhas alimentadoras e metropolitanas que passam pela Winston Churchill.

A mudança de rota não altera, a princípio, o número de paradas porque no trecho que será interditado para as obras não há pontos de ônibus.

O desvio dos ônibus será feito pela Rua Ricardo Gasparian, a partir da Avenida Nossa Senhora do Sagrado Coração, pelas ruas João Laetes Bochnia, Marechal Otávio Saldanha Mazza e Joaquim Simões, chegando então à Winston Churchill, do outro lado da trincheira.

Na Rua Marechal Otávio Saldanha Mazza, os ônibus irão transitar nos dois sentidos. Como é uma rua de sentido único, será criada uma faixa exclusiva para o transporte coletivo, no contra fluxo, para os ônibus que vão em direção ao Terminal Pinheirinho.

A exceção desse desvio será o expresso Circular Sul, sentido bairro, que vai sair da canaleta da Churchill pela Alfredo Kudri, seguindo a partir daí pela Marechal Otávio Saldanha Mazza até a Ricardo Gasparian, retomando o caminho normal.