Novos táxis de Curitiba têm operação controlada por chips e emitem recibos a usuários

Maurilio Cheli/SMCS

| 11/8/2014

Até o fim deste ano, todos os táxis de Curitiba contarão obrigatoriamente com aparelhos de GPS, que facilitam e agilizam a localização de origem e destino de uma corrida, além de impressoras embutidas nos taxímetros, que emitem recibos aos usuários sempre que solicitado.

A medida vale para todos os táxis em circulação, sendo que os 750 novos em operação, frutos da licitação realizada pela Prefeitura, estão operando com impressora embutida no taxímetro.

Curitiba é a única capital brasileira que tem os veículos de aluguel de passageiros com taxímetros controlados por chips, que pré-programam as cobranças de corridas feitas com bandeira 1 e bandeira 2, em horários e datas também pré-definidas.

"A segurança vale tanto para o taxista, que não pode fazer qualquer alteração do taxímetro manualmente, como para o usuário do táxi, que dispõe de um meio seguro de realizar uma corrida sabendo, de antemão, que bandeira está em uso", explica o gestor da Área de Táxi da Urbs, José Carlos Gomes Pereira Filho.

Essa medida faz parte do plano de governo da atual gestão, dentro do programa Curitiba Mais Inteligente, que busca a inovação para melhorar e otimizar os serviços públicos.

As impressoras de recibos fornecem, além das características do táxi, data, hora e o valor da corrida, bem como a eventual cobrança de até 30% de acréscimo, se essa corrida foi além dos limites do município de Curitiba, e ainda a eventual cobrança de bagagem extra. É o caso comum para trânsito até o aeroporto de São José dos Pinhais.

Depois de adquirir o taxímetro em um dos pontos de venda credenciados pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem), o aparelho é instalado em uma das três oficinas também credenciadas pelo Ipem, nas quais previamente é instalado o chip contendo informações como a cobrança da bandeira 1 - nos dias úteis, das 6h às 20 horas -; da bandeira 2 - também nos dias úteis, das 20h às 6 horas, bem como a partir das 13 horas de sábados, no período integral até as 6 horas da segunda-feira seguinte.

O chip está programado para que a bandeira 2 seja cobrada durante todo o mês de dezembro, quando, conforme legislação municipal, essa cobrança é autorizada a título de um 13º salário, bem como durante os feriados oficiais, municipal e nacionais.

Nas oficinas, os taxímetros são instalados com autorização da Urbs, mas antes de os táxis entrarem em circulação, devem retornar ao Ipem para aferição do equipamento.

Categoria: Táxi