TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Novo Ligeirão, que vai atender 36 mil passageiros por dia, não altera estrutura da Praça do Japão


| 15/2/2018

- Trecho de cerca de 11 km será cumprido em 20 minutos.
- Veículos vão contornar a praça em velocidade reduzida.
- Região é Eixo de Transporte de Alta Capacidade desde 1966 e tem ônibus desde 1974.

*

A nova linha do Ligeirão Norte-Sul entre o Santa Cândida e a Praça do Japão, no Batel, que deverá entrar em funcionamento no primeiro semestre, é uma ação importante para atrair novos passageiros ao transporte coletivo que atende a região, segundo o presidente do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba) e secretário de Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur.

Os benefícios serão gerados dando efetividade a obras finalizadas em 2014, que estavam sem uso, na canaleta exclusiva que estavam sem uso e ajustes mínimos no entorno da Praça do Japão. A estrutura da praça, no entanto, não sofrerá nenhuma alteração. “Ela se mantém em toda sua integridade”, diz Jamur.

As estações-tubo que servirão para embarque e desembarque são as mesmas que já atendem as demais linhas que passam pelo trecho – elas ficam na Avenida Sete de Setembro, próxima à Rua Bento Viana, a cerca de 250 metros da praça.

Os passageiros com destino final à Praça do Japão desembarcarão na estação-tubo, o ônibus contornará a praça vazio e com velocidade reduzida (máxima de 30 km/h) fará o caminho de volta (os passageiros embarcarão na estação que fica também próxima à Bento Viana, sentido ao Santa Cândida). A linha deverá transportar cerca de 36 mil passageiros por dia.

Para melhorar as condições deste contorno, será feita uma adequação geométrica (uma intervenção simples) na rua contigua à Praça, de forma a melhorar o fluxo num trecho de poucos metros. O ponto de táxi e vagas de estacionamento serão relocados para as proximidades.

“Trata-se de um intervenção com ajustes mínimos, que não mudam as características atuais da praça, e altamente positiva para o conjunto da população curitibana”, diz o secretário.

Desde 1974

Jamur nota que a região faz parte de um Eixo de Transporte de Alta Capacidade desde o Plano Diretor de 1966. Os primeiros Expressos de Curitiba começaram a circular por ali, na canaleta exclusiva usada até hoje, em 1974. “Isso contribuiu, inclusive, para atrair muitos edifícios comerciais e residenciais para a região”, diz o presidente do Ippuc. “É uma área bastante adensada, o que reforça a necessidade de um transporte público cada vez mais eficiente.”

Menos tempo

Um dos principais benefícios da nova linha, que deve atender inicialmente 36 mil passageiros por dia, é a redução pela metade no tempo necessário para os ônibus percorrerem os cerca de 11 quilômetros do trajeto, que passará a ser cumprido em aproximadamente 20 minutos (metade do tempo atual).

“É um tempo menor que o gasto com carro particular”, compara Jamur. “Este tipo de eficiência no transporte é o que faz as pessoas optarem entre um ou outro meio para se locomover.”

O ganho será viabilizado pelo número de paradas, que será de oito, contra as 16 existentes hoje entre os dois pontos, que são atendidos pela linha Santa Cândida-Capão Raso, com veículos Expressos, que continuará ativa.

O Ligeirão deverá atender inicialmente cerca de 36 mil pessoas por dia, e a expectativa é que ele absorva cerca de 40% dos passageiros que usam o trajeto pela linha que sai do Santa Cândida e vai até o Capão Raso.

Categoria: Transporte Coletivo