Nova linha Santa Cândida/Praça do Japão entra em funcionamento

Pedro Ribas/SMCS

| 28/3/2018

A nova frota de biarticulados da cidade começou a circular na manhã desta quarta-feira (28/3). Como parte das comemorações dos 325 anos de Curitiba, entrou em funcionamento a nova linha de ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão. Os ônibus passam pelo primeiro corredor exclusivo para ônibus do Brasil, o eixo Norte-Sul.

Motorista "emérito" é convidado especial para a inauguração do Ligeirão
"O novo Ligeirão permite que o eixo de transporte que leva 120 mil passageiros por dia passe a levar 160 mil passageiros diariamente", disse o prefeito Rafael Greca.

"Vamos ter a operação de qualidade, rapidez no ir e vir desde o Santa Cândida, de Colombo e o restante da região norte até o centro da cidade. Mais tarde vamos estender a linha até o Capão Raso" disse Rafael Greca, que acompanhado da primeira-dama, Margarita Sansone, embarcou às 9 horas, no ligeirão número 711, no terminal Santa Cândida, inaugurando oficialmente a nova linha.

Também embarcaram na viagem inaugural que seguiu até a estação-tubo Bento Viana, contornando a Praça do Japão, a vice-governadora Cida Borghetti, o vice-prefeito e secretário de Obras, Eduardo Pimentel; o vereador Bruno Pessutti; o presidente da Urbs, Ogeny Maia, a presidente da Setran, Rosângela Battistella; a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, representantes do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp); o presidente da Volvo Buses Latin America, Fabiano Todeschini e jornalistas de Curitiba e de fora da cidade da mídia especializada em transporte.

BRT de Curitiba

Segundo o prefeito, o BRT curitibano é um metrô mil vezes mais barato. "O Ministério das Cidades me disse que não há dinheiro em caixa para metrô. Optei por manter o modelo de Curitiba, porque no atual modelo econômico que temos é o que podemos fazer. É o que 250 cidades do mundo inteiro imitaram e que eu jamais permitiria que Curitiba perdesse", completou Greca.

Esta é a primeira etapa do ligeirão Norte-Sul. Até 2020 a linha chegará ao terminal Capão Raso. A Prefeitura já tem projetos aprovados na Caixa Econômica Federal recursos para a infraestrutura de ultrapassagem em cinco estações, como parte da a segunda etapa e aguarda liberação do recurso para licitar e iniciar as obras.

Ajustes

Algumas falhas de operação foram detectadas neste primeiro dia de funcionamento da linha. O prefeito disse que serão feitos ajustes para que a operação seja plena. "Estamos no primeiro dia. Um dia de ajustes sempre dá problemas. Cozinheiro novo às vezes erra no sal. Mas tudo funcionará bem. Vai melhorar", garantiu Greca.

Com novos biarticulados, o ligeirão atenderá aproximadamente 36 mil passageiros por dia. A nova linha é a terceira de ligeirões na cidade e representa uma evolução do sistema de transporte coletivo no corredor Norte-Sul, que nasceu em Curitiba em 1974. Os Ligeirões das linhas Boqueirão e Pinheirinho/Carlos Gomes começaram a funcionar em 2012.

"Renovamos a cidade nos seus 325 anos, entregando à população 25 novos biarticulados e uma linha de ligeirão que estava ociosa há mais de 4 anos. É a cidade evoluindo novamente", disse Greca.

Inovação

Os biarticulados da nova frota de ônibus também têm tecnologias exclusivas como sistema automatizado de controle de velocidade para maior segurança da população. Os veículos também são equipados com nove câmeras de segurança, sendo uma exclusiva ao acompanhamento do embarque de cadeirantes pela plataforma 3.

Operação

As linhas do Ligeirão Santa Cândida/Praça do Japão entraram em operação no início da manhã. A Urbs prevê de 10 a 15 dias para os ajustes operacionais da linha. "É um tempo normal para regular a operação da linha, com os horários e a demanda de passageiros", explica o presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto.

Após os ajustes, a previsão da Urbs é de que nos horários de pico a frequência entre um ligeirão e outro seja de 2,6 minutos.