Notícias

Nova linha do ligeirão terá oito paradas entre o Santa Cândida e Água Verde

Daniel Castellano/SMCS

| 7/3/2018

No trecho de aproximadamente 11 quilômetros entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Bento Viana, na divisa dos bairros Água Verde e Batel, a nova linha do Ligeirão Norte-Sul terá oito pontos de embarque e desembarque. A linha entrará em funcionamento em 28 de março, quando começam a circular os novos biarticulados.

Vindo do norte em direção à Praça do Japão, o ligeirão terá como pontos de parada os terminais Santa Cândida, Boa Vista e Cabral e as estações Passeio Público, Central (Praça Santos Andrade), Eufrásio Correia, Oswaldo Cruz e Bento Viana.

Com o funcionamento do novo ligeirão, a estimativa é de que as viagens no percurso entre o Terminal Santa Cândida e a Estação Bento Viana, e vice-versa, levem entre 20 e 25 minutos. É quase a metade do tempo gasto pelos biarticulados que atualmente fazem o percurso e que param em 16 estações.

A nova linha atenderá a cerca de 36 mil passageiros por dia. "O ganho de tempo ocorre porque o Ligeirão terá metade dos pontos de paradas da linha convencional Santa Cândida-Capão Raso", explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

O ligeirão Norte-Sul, nesta primeira etapa, também dará uso à infraestrutura de ultrapassagem que está pronta há quatro anos, ao longo de 11 quilômetros de canaletas com obras de pavimentação, reforma das estações e semaforização e na qual foram investidos R$ 16 milhões em recursos públicos.

Segunda etapa

O prefeito Rafael Greca determinou a extensão da linha até o Capão Raso. Para a execução da segunda etapa, o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) conseguiu aprovar com a Caixa Econômica Federal cinco projetos, no total de R$ 15 milhões, para as obras de ultrapassagem nas estações Silva Jardim, Dom Pedro I, Morretes, Carlos Dietzsch (Igreja do Portão) e Itajubá. A Prefeitura aguarda a liberação do recurso para começar licitar as obras.

A partir da execução das obras que permitam a ultrapassagem pela canaleta no eixos da Avenidas República Argentina e, posteriormente, Winston Churchill, os ônibus deixarão de contornar a Praça do Japão, seguindo aos Terminais do Portão, Capão Raso e Pinheirinho, este último completando a ligação Norte-Sul.

Categoria: Transporte Coletivo

Arquivos

Outubro 2018
Setembro 2018
Agosto 2018
Julho 2018
Junho 2018
Maio 2018
Abril 2018
Março 2018
Fevereiro 2018
Janeiro 2018
Dezembro 2017
Novembro 2017
Outubro 2017
Setembro 2017
Agosto 2017
Julho 2017
Junho 2017
Maio 2017
Abril 2017
Março 2017
Fevereiro 2017
Janeiro 2017
Dezembro 2016
Novembro 2016
Junho 2016
Maio 2016
Abril 2016
Março 2016
Fevereiro 2016
Janeiro 2016
Dezembro 2015
Novembro 2015
Outubro 2015
Setembro 2015
Agosto 2015
Julho 2015
Junho 2015
Maio 2015
Abril 2015
Março 2015
Fevereiro 2015
Janeiro 2015
Dezembro 2014
Novembro 2014
Outubro 2014
Setembro 2014
Agosto 2014
Julho 2014
Junho 2014
Maio 2014
Abril 2014
Março 2014
Fevereiro 2014
Janeiro 2014
Dezembro 2013
Novembro 2013
Outubro 2013
Setembro 2013
Agosto 2013
Julho 2013
Junho 2013
Maio 2013
Abril 2013
Março 2013
Fevereiro 2013
Janeiro 2013
Dezembro 2012
Novembro 2012
Outubro 2012
Setembro 2012
Agosto 2012
Julho 2012