Movimento na Linha Turismo triplica no Feriadão de 7 de Setembro

Maurilio Cheli/SMCS

| 10/9/2018

Linha Turismo foi uma das principais opções de passeio tanto para turistas quanto para os curitibanos que ficaram na capital durante o feriadão de 7 de Setembro.  No sábado (8/9), por exemplo, 5.534 pessoas embarcaram nos ônibus da Linha Turismo da Prefeitura, quase três vezes mais que o número de passageiros no mesmo dia da semana anterior (foram 1.922 pessoas, no dia 1º de setembro). A frota, que normalmente é de seis ônibus, passou para 12 ônibus/dia entre 7 e 9 de setembro.

Além de assistir ao desfile de 7 de setembro, no Centro Cívico, turistas e moradores puderam aproveitar várias outras atrações da capital durante o período de recesso. “Os dias lindos, durante o feriado da Independência do Brasil e da padroeira da cidade (Nossa Senhora da Luz dos Pinhais), estimularam ainda mais as pessoas a aproveitar nossos parques, museus, espaços culturais e religiosos e nossa rica gastronomia”, avalia Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT).

Atrações

A Linha Turismo é um serviço de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer 25 atrações da cidade, como a Praça Tiradentes, o calçadão da Rua XV de Novembro, o Teatro do Paiol, o Setor Histórico, o Museu Oscar Niemeyer, os parques Barigui, Tanguá e Tingui e Santa Felicidade.

Considerado um dos melhores do país, o serviço da Prefeitura é administrado pela URBS e os ônibus circulam, em dias normais, a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 quilômetros em cerca de três horas. Em períodos com frota extra, como no feriadão passado, os veículos circulam em intervalos a cada 15 minutos.

O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos. Para embarcar, a pessoa compra uma cartela com cinco tíquetes e tem direito a um embarque e quatro reembarques. A passagem, que é paga no embarque, custa R$ 45.

Os ônibus são equipados com gravações sobre os pontos turísticos da cidade em três línguas – português, inglês e espanhol. O ponto inicial é na Praça Tiradentes, no Centro da cidade. Mais informações sobre o serviço no site.