TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Modernização da bilhetagem trará mais segurança nos ônibus


Arquivo URBS

| 29/10/2018

A Prefeitura enviou na semana passada para apreciação da Câmara Municipal proposta de alteração de lei para modernização da Bilhetagem Eletrônica do transporte coletivo da capital. Com a alteração, o passageiro entrará no sistema apenas com cartão-transporte, sem precisar movimentar dinheiro para o pagamento da passagem.

A proposta de modernização tem dupla finalidade: colaborar com as medidas de sustentabilidade financeira do transporte público para manter a tarifa num patamar equilibrado e aumentar a segurança.

“A modernização do sistema vai melhorar a segurança, eliminando o dinheiro do caixa dos ônibus e isso se soma ao trabalho que vem sendo feito pela Guarda Municipal”, explica o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto.

A proposta da Urbs tem como base a Convenção Coletiva da categoria de Motoristas e Cobradores assinada com o Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana, registrada no Ministério do Trabalho em maio deste ano.

Na vigésima quarta cláusula o documento indica que a nova realidade tecnológica implicará na redução da atividade do cobrador, e, para se adaptar, as empresas de transporte oferecerão durante o ano cursos de requalificação para esses funcionários. Esta convenção coletiva também prevê a estabilidade de emprego por 12 meses.

O presidente da Urbs explica que não haverá demissão de cobradores. “É uma redução da atividade do cobrador e não a extinção, e paralelamente esses trabalhadores terão a oportunidade de serem aproveitados em outras funções necessárias dentro das empresas”, disse Maia Neto.

Para o ano que vem a Urbs fará a programação das linhas de ônibus que terão atendimento exclusivamente com cartão-transporte. A medida vem junto do credenciamento de mais postos de venda de crédito de transporte.

Atualmente 60% dos passageiros de Curitiba entram nos ônibus das linhas urbanas da capital usando o cartão-transporte. Com mais pontos de recarga a Urbs estima um aumento significativo nesse número. “Esse credenciamento vai colocar a possibilidade de recarga dentro de agências bancárias, farmácias, lotéricas e até supermercados, facilitando muito para os passageiros”, disse o presidente da Urbs.

 
 
 

Categoria: Transporte Coletivo