TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Mais prático para os usuários, cartão-transporte tem aumento de procura


Foto:Cesar Brustolin/SMCS

| 22/10/2018

Nos dez postos de atendimento da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) foram emitidos, de janeiro até setembro, 11 mil cartões-transporte da modalidade Usuário, mil a mais que o registrado em todo ano passado. O cartão-transporte é a maneira mais segura e prática de acessar as 250 linhas de ônibus da capital.

Dos 11 mil cartões confeccionados até setembro, 4.700 são primeira via. No ano passado inteiro, 4 mil pessoas procuraram a Urbs para fazer o cartão-transporte pela primeira vez. “Neste ano houve um aumento na procura pela primeira via”, disse Ivan Frotte, coordenador da Unidade de Cadastramento e Informações da Urbs.

Usuário é uma das quatro modalidades de cartão-transporte emitidas pela Urbs. As demais são Isento (idosos e deficientes), Estudante, com direito ao benefício do Passe Escolar, e Avulso, adquirido em algumas bancas de revista.

“O cartão Usuário é nominal e em caso de perda pode se fazer o bloqueio e evitar o uso indevido dos créditos por outra pessoa”, explicou Frotte.

O cartão-transporte é feito gratuitamente na sede da Urbs e nas Ruas da Cidadania, bastando apresentar CPF e documento de identidade original com foto. Uma vez feito o cartão ele pode ser carregado em 23 bancas de jornais e revistas na região central, em pontos comerciais de alguns terminais. Os créditos também podem ser adquiridos pela internet.

Vale-transporte

O carregamento de créditos no cartão Usuário pode ser feito por pessoas físicas ou por empresas que compram vale-transporte para os funcionários. O benefício do vale transporte é garantido por lei federal aos trabalhadores brasileiros.  

Em Curitiba, metade dos passageiros que passam pelas catracas das estações-tubo, terminais e ônibus de Curitiba usam créditos de vale-transporte. Outros 33% são passageiros que pagam em dinheiro. Os demais são passageiros que têm cartão isento (deficientes e idosos) e também estudantes que pagam meia tarifa.

Categoria: Transporte Coletivo