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Mais 10 ônibus novos são entregues à população de Curitiba; já são 410 no total desde 2017

Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 16/3/2020

O prefeito Rafael Greca entregou neste sábado (14/3) mais 10 ônibus novinhos em folha para a frota do sistema de transporte de Curitiba. Os veículos foram apresentados no Exponi 500 – 9ª Exposição de Ônibus Novos e Antigos, que reuniu cerca de 50 expositores, no bairro Bom Retiro, em Curitiba. 

Com a entrega, sobe para 410 o número de ônibus entregues pela Prefeitura de Curitiba desde 2017, na maior renovação da frota dos últimos anos. 

O número representa uma renovação de mais de 30% da frota no período. 

Na próxima quinta-feira (19/3), a Prefeitura deve entregar mais 40 veículos, dentre eles, seis biarticulados. Ao todo, são três entregas de ônibus no mês de aniversário de Curitiba, que completa 327 anos no próximo dia 29.

“É com grande alegria que nós ampliamos a renovação da nossa frota”, afirmou Greca.

O prefeito também aproveitou a oportunidade para anunciar a reforma do bonde elétrico Birney, de fabricação inglesa e que serviu Curitiba, de 1920 a 1951. A peça histórica, que está em exposição no local, será reformado pela Prefeitura com o apoio da empresa Glória, e deve ser colocado em operação em um trecho do Centro Histórico. “É um mimo que vamos entregar à nossa cidade, para lembrar o tempo do prefeito Cândido de Abreu, que implantou, em sua época, esses bondes em Curitiba”, disse o prefeito. 


Frota renovada e moderna


Neste sábado, os veículos entregues foram micro-ônibus que serão usados nas linhas 760 – Santa Quitéria; 761 – Vila Izabel; 762 -Vila Rosinha e 779 – Vila Velha/Buriti. 

O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, destaca que os novos ônibus trazem novas tecnologias, que agregam conforto e segurança para o usuário.

“Trata-se da maior renovação de frota dos últimos anos, com veículos mais modernos e que trazem uma série de benefícios para os passageiros”, avaliou Maia Neto.

O sistema de transporte da capital passa por um período de inovação em todos os níveis, ressalta o presidente da Urbs. Entre as mudanças estão, além da renovação da frota, a redução do valor da passagem fora de horários de pico, reformas nos terminais, programas de eficiência energética e a redução do preço da passagem fora dos horários de pico.

Os novos veículos vêm com tecnologia embarcada, que oferece acessibilidade a pessoas de idade e também para pessoas com deficiência. Os veículos têm, inclusive, sinalização em Braille e sistema de comunicação verbal, por alto-falante, para orientar motoristas e passageiros. 


Uma volta ao tempo

Em visita à Exponi 500, o prefeito conferiu raridades, como  uma réplica do primeiro ônibus do mundo de 1895, o bonde elétrico Birney de Curitiba, o primeiro expresso de 1974 e o primeiro biarticulado de 1992 de Curitiba, um veículo de 1979 totalmente recuperado, com as cores de Curitiba dos anos 70. A feira deve reunir 700 pessoas, até o fim do dia.

Novos ônibus

Os veículos entregues pela Prefeitura, com capacidade para 65 passageiros, são do tipo Microespecial (motor dianteiro, de 9,60 metros de comprimento), chassi Mercedes Benz OF1519, motorização EURO V/PROCONVE P7, categoria Intercambiável (cor laranja), para operação nas linhas convencionais e alimentadoras e possuem 4 câmeras internas.

Eles foram entregues com as seguintes funcionalidades: dois espaços para cadeirantes, sistema de monitoramento por câmeras, de sinais sonoro e visual de fechamento das portas, plaqueta com o prefixo do ônibus em Braille, mensagem de voz na solicitação de parada do cadeirante, 20% de bancos destinados às pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e iluminação interna em LED.

O evento de entrega dos novos ônibus contou, ainda, com a presença do vice-prefeito Eduardo Pimentel e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Emílio Trautwein. 

Inovação

Os novos ônibus também poderão agregar novas funcionalidades, que serão implantadas no sistema de transporte coletivo nos próximos meses, entre elas:

  • biometria facial, que faz o reconhecimento da face para evitar fraudes na utilização dos cartões de estudantes e de isentos, como idosos e portadores de necessidades especiais;

  • integração entre linhas, que permitirá a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, sem a necessidade de estar em um terminal de integração;

  • integração temporal, que possibilitará a troca de linhas de ônibus com o pagamento de apenas uma tarifa, mas desde que realizada dentro de um período determinado;

  • interoperabilidade entre sistemas metropolitanos, que permitirá, no futuro, que usuários de outros sistemas metropolitanos possam utilizar apenas um cartão para o pagamento da tarifa;

  • ampliação da tarifa diferenciada, hoje algumas linhas possuem tarifa diferenciada, mais barata, em determinados horários do dia, mas será possível ampliar o número de linhas com esse benefício, bem como criar tarifas mais baratas ou de valor diferenciado para determinados dias da semana e feriados, ou para determinados trechos percorridos e/ou destinos;

  • venda de créditos por aplicativos, dará mais agilidade à utilização de aplicativos para celulares para a compra e recarga de créditos para o cartão transporte;

  • pagamento da tarifa com o celular, por meio da aproximação do aparelho habilitado ao validador e com de créditos virtuais carregados no telefone;

  • pagamento com cartões de débito e de crédito, será aceita a utilização de cartões bancários para o pagamento da tarifa, seja no débito ou no crédito; 

  • operação com cartões cipurse, que oferecem mais segurança, não havendo, entretanto, a necessidade da substituição imediata dos atuais cartões que estão em operação. Esses cartões estão sendo substituídos gradualmente desde 2008;

  • gestão da frota, com a modernização de todo sistema e utilização de equipamentos mais avançados para um maior controle sobre o cumprimento dos horários.

Categoria: Transporte Coletivo

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