TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Linha Turismo teve dobro de passageiros durante o feriadão


Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 23/4/2014

O número de passageiros da Linha Turismo durante o feriadão de Páscoa e Tirandentes foi muito maior do que em dias normais e o dobro do registrado nos fins de semana comuns. Entre 18 e 21 de abril, a Linha transportou 22,6 mil passageiros. De 1º a 17 de abril, o movimento diário oscilou entre 488 passageiros (o menor, dia 3, uma quina-feira), e 3.437 (o maior, dia 5, um sábado). Na Sexta-feira Santa, dia 18, houve 6.361 embarques; no sábado (19), 6.513. No domingo de Páscoa, 5.924, e segunda-feira, dia de Tiradentes, 3.838 percorreram o trajeto turístico.

“A grande procura pela linha, durante o feriadão, foi consequência não só das boas condições climáticas, mas também por causa do grande número de turistas que visitou Curitiba, uma das 12 cidades-sede da Copa do Mundo 2014”, diz o diretor de Transporte da Urbs, Rodrigo Binotto Grevetti.

Composta por ônibus tipo double decker, que garantem uma visão panorâmica do alto, cada um com capacidade para até 50 passageiros, que fazem um roteiro com duração de aproximadamente 2h30 e percorrem 25 pontos de interesse.

Durante feriados prolongados, ou quando o número de turistas e visitantes é significativo – a exemplo de o que deverá ocorrer durante a realização da Copa do Mundo –, a Linha Turismo é servida por 12 ônibus double decker, para suprir a demanda.

A tarifa custa R$ 29,00 e o passageiro tem direito a quatro reembarques nos locais de sua preferência. Cada uma das 24 paradas, desde a partida, na Praça Tiradentes, contém um pouco da história, antiga e recente, da Curitiba, com boa parte dos seus principais pontos, como a Ópera de Arame e a estufa do Jardim Botânico.

A linha é atendida por duas empresas e gerenciada pela Urbs – Urbanização de Curitiba S/A, que também administra o sistema integrado de transporte urbano. O atendimento vai de terça-feira a domingo, das 9h às 17h30, com saídas regulares, a cada 30 minutos, em frente à Catedral Basílica, na Praça Tiradentes. Os double decker, que permitem uma visão panorâmica da cidade, do alto da carroceria, circulam desde novembro de 2008.

Categoria: Transporte Coletivo