TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Linha Turismo ganha cartão-transporte para possibilitar mais visitas aos atrativos


Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 1/3/2019

A Linha Turismo saiu da era do papel e ganhou novidades. A Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) implantou o cartão-transporte para facilitar o embarque dos passageiros do ônibus mais famoso da capital paranaense.

Além possibilitar reembarques em todos os 25 atrativos do percurso, o cartão é estampado com imagens de ícones da cidade, uma lembrança para os turistas levarem para casa.

O cartão-transporte começou a ser usado nesta quinta-feira (27/2) e substitui as antigas cartelas de papel com os cinco tíquetes que os turistas recebiam. Os primeiros cartões da Linha Turismo são estampados com fotos do Bosque do Papa, do Parque Tanguá, do Jardim Botânico e do Museu Oscar Niemayer.  

A novidade também melhora algumas regras da Linha Turismo. Com validade de 24 horas, o cartão permite agora reembarques em qualquer ponto de parada durante esse prazo. “Assim o turista que preferir pode dividir o passeio em dois dias ou até repetir o percurso nesse prazo”, explica o diretor de Transporte da Urbs, Aldemar Martins.

A antiga cartela não tinha prazo de uso, mas limitava os reembarques a cinco pontos apenas. O novo cartão também amplia essa possibilidade, já que o passageiro pode descer em qualquer uma das paradas com direito a reembarcar depois de meia hora na linha. “É mais opção para conhecer os pontos turísticos da cidade”, disse Martins.

Quem ainda tem a cartela da Linha Turismo com todos os tíquetes pode fazer a troca pelo cartão na sede da Urbs, das 12h30 às 18h30, na Rodoferroviária (Avenida Affonso Camargo, 330). A Urbs estabeleceu 30 dias de prazo, até 2 de abril, para uso dos tiquetes remanecentes ou ainda para quem preferir não fazer a troca.

Neste feriado de Carnaval a Linha Turismo funcionará todos os dias. Normalmente, a linha opera somente de terça-feira a domingo. O valor atual do passe é de R$ 45 e será será reajustado neste sábado para R$ 50. O roteiro começa na Praça Tiradentes, mas é possível iniciar o trajeto em qualquer um dos pontos.


Principais atrativos da cidade vistos do alto

A Linha Turismo é uma linha de ônibus especial que circula nos principais pontos turísticos de Curitiba. Com ela, é possível conhecer os parques, praças e atrações da cidade em ônibus de dois andares.

Considerada uma das melhores do país, a Linha Turismo circula a cada 30 minutos, percorrendo aproximadamente 45 km em cerca de três horas.

Detalhes do passeio:

Ponto inicial na Praça Tiradentes

Horário de operação: das 9h às 17h30, a cada 30 minutos

Crianças até cinco anos não pagam a tarifa

Pontos turísticos:

Praça Tiradentes

Rua das Flores

Rua 24 Horas

Museu Ferroviário

Teatro Paiol

Jardim Botânico

Rodoferroviária / Mercado Municipal/Teatro Guaíra

Universidade Federal do Paraná/Paço da Liberdade

Memorial Árabe/Passeio Público

Centro Cívico

Museu Oscar Niemeyer

Bosque do Papa/Memorial Polonês

Bosque Alemão

Universidade Livre do Meio Ambiente

Parque São Lourenço

Ópera de Arame/Pedreira Paulo Leminski

Parque Tanguá

Parque Tingui

Memorial Ucraniano

Portal Italiano

Santa Felicidade

Parque Barigui

Torre Panorâmica

Setor Histórico

Categoria: Transporte Coletivo