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Licitações do EstaR Digital, aplicativo de táxis e pontos de venda de crédito avançam


Foto: Pedro Ribas/SMCS

| 18/3/2019

Três licitações para implantar novas tecnologias na área de mobilidade urbana em Curitiba estão na reta final dentro da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A). O EstaR Digital, o aplicativo da frota de táxis da cidade e o credenciamento para venda de créditos de transporte tiveram propostas apresentadas e que estão sendo analisadas.

Para o Estar Digital, que vai substituir os blocos de papel no controle de vagas de estacionamentos, 17 empresas apresentaram propostas e a licitação está na fase final. “Se homologada a decisão a respeito e assinado o contrato, a empresa vencedora terá até 180 dias para implantar o sistema”, disse o coordenador da Área de Licitações da Urbs, Samuel Freire Agostinho.

A plataforma tecnológica vai agregar aplicativos de celulares para venda de EstaR, que hoje é feito em papel. Os motoristas não precisarão mais usar o bloco de papel e o controle dos agentes da Setran (Superintendência Municipal de Trânsito), que continuarão responsáveis pela fiscalização das vagas rotativas, será por aplicativo.

Créditos de transporte

A ampliação dos pontos de venda de crédito de cartão-transporte é outra licitação da Urbs que trará tecnologia para dentro do transporte público, facilitando a vida do passageiro.

Duas grandes empresas de pagamentos online estão se credenciando para disponibilizar a venda de créditos: a Mercado Pago e a Recarga Pay. “Pedimos a atualização de alguns documentos para prosseguir com o credenciamento. Se as empresas apresentarem já podem se preparar para assinar o contrato com a Urbs e iniciar o serviço”, disse Agostinho.

Tanto a Recarga Pay como a Mercado Pago vão funcionar como aplicativos de celular. O passageiro que comprar créditos por meio desses serviços ganhará tempo na recarga, que será feita em menos de 24 horas.

Atualmente pelo boleto gerado na internet, a recarga leva até 72 horas para ser embarcada na bilhetagem eletrônica dos ônibus. “Os aplicativos irão diminuir esse tempo”, avalia o gestor da Área de Tecnologia da Informação da Urbs, Vilson Kummel.

Além dessas duas plataformas, a Urbs tem feito reuniões técnicas com duas das maiores redes bancárias do País, que estão preparando seus sistemas para fazerem o credenciamento e poder vender créditos de transporte nos caixas eletrônicos e também por aplicativos.

Aplicativo de táxi

Curitiba está prestes a ter um aplicativo próprio para a frota de táxi da cidade. Três propostas foram apresentadas à Urbs, uma desabilitada (empresa SW) e outras duas estão sendo analisadas (Infosist e Serttel).

O sistema poderá ser usado pelos taxistas de forma única e similar aos aplicativos privados do mercado. “Hoje, por exemplo, o Uber cobra dos motoristas credenciados de 22% a 33% de comissão no valor das corridas”, disse Kimmel

A adesão ao aplicativo da cidade será opcional para os cerca de três mil taxistas de Curitiba. A Urbs não terá receita com o aplicativo, nem custo. A margem máxima de estipulada na licitação é de até 7% sobre as corridas para o vencedor.

As três empresas apresentaram as seguintes taxas de comissão. A empresa SW ofereceu o máximo de 1,52% na comissão das corridas. A Infosist, 1,89% e a Serttel, 4,25%.

Os resultados destas licitações estão publicados no Diário Oficial do Município e também no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br).

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