Jardim Botânico e Ópera de Arame são os pontos mais visitados por passageiros

Foto: Daniel Castellano / SMCS

| 24/1/2018

Uma pesquisa feita com passageiros da Linha Turismo mostra que as paradas mais visitadas em 2017 foram os clássicos atrativos turísticos de Curitiba. Jardim Botânico e Ópera de Arame ficaram no topo da lista, junto com o Museu Oscar Niemeyer e o Parque Tanguá. A pesquisa foi feita pelo Instituto Municipal de Turismo no ano passado, nos períodos de alta e baixa temporada.

Cartão-postal da capital do Paraná, o Jardim Botânico foi a parada mais visitada pelos entrevistados, com 16,8% do total. A família Berlando veio de Guaçuí, no Espírito Santo, e aproveitou a praticidade da Linha Turismo.

“Com certeza facilitou nossa viagem porque permite conhecer tudo”, disse o avô José Pedro Berlando. “Fizemos todo o itinerário da Linha e o roteiro é muito bonito”, completou. Além do Jardim Botânico a família elegeu como preferidos os parques Tanguá e Barigui.

A visita de seis dias foi motivada pela filha, Cintya Berlando, que já conhecia Curitiba e quis trazer a família. Dessa vez, vieram em 11 pessoas, entre avós, filhas, genros e netos. “O Jardim Botânico está lindo, muito bem organizado e amplo”, disse Cintya, que avisou que a próxima visita vai incluir no roteiro o bairro de Santa Felicidade. “Queremos voltar em breve”, ressaltou.

O Botânico também foi uma das paradas do roteiro dos namorados Júlia Beatriz de Oliveira e Northon de Souza, de Concórdia, Santa Catarina. Pela primeira vez na Linha Turismo, Júlia elogiou o passeio. “É muito bom porque se pode ver toda a cidade”, explicou. O casal parou ainda no Museu Oscar Niemeyer e no Parque Tanguá.

Entre fotos e a admiração da paisagem, a mineira Rozires Salomé conheceu outros passageiros da Linha Turismo, que a indicaram algumas paradas. “A princípio eu só ia dar uma volta, mas me disseram para descer na Ópera de Arame e eu não me decepcionei”, comentou. Com uma estadia de 10 dias na cidade, Rozires afirma que vai recomendar o passeio às amigas. “Vou avisar para elas não perderem essa oportunidade”.

A Ópera de Arame foi a segunda parada mais visitada pelos entrevistados, com 12,3% do total. Foi também uma das escolhas da família de Heloísa Cristiane Pereira Ramos, que veio com o marido, Jorge Luiz Tesch Santos, e as filhas Eduarda e Caroline, do Rio de Janeiro.

“Curitiba é muito bonita e tudo está muito bem cuidado”, disse Heloísa. Ao comparar os atrativos, sua preferência ficou com o Jardim Botânico. “Como eu gosto muito de flores, adorei o lugar”, afirmou. A visita da família à Curitiba faz parte de um roteiro pelo Paraná, que inclui Morretes, Londrina e Foz do Iguaçu.

Atrativos

Para a coordenadora da pesquisa, Carla Männich, os atrativos tradicionais se destacaram porque as pessoas costumam buscar referências antes da viagem. “As indicações de amigos e parentes, assim como as buscas na internet, fazem com que os atrativos mais conhecidos continuem a ser os mais procurados”, explicou.

A Praça Tiradentes aparece em terceiro lugar na pesquisa. Carla lembra que a praça é ponto referência de embarque na Linha, além de estar próxima de grande parte da rede hoteleira da cidade. “Outro diferencial da Praça Tiradentes é que faz parte do setor histórico, uma área que as pessoas costumam visitar a pé”, disse.

Pesquisas

A última pesquisa feita com passageiros da Linha Turismo foi em 2014. Já a última pesquisa de demanda – que reflete o cotidiano turístico da cidade – foi feita em 2012. A retomada das pesquisas é uma das ações prioritárias do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba e muito importante para definição de estratégias. Em 2017, a Linha Turismo teve 578.433 embarques.

Atrativos mais visitados

Jardim Botânico