Luan Henrique/URBS

Estudantes de Chicago EUA assistem palestra sobre as experiências de Curitiba.

| 20/2/2013

Estudantes de mestrado em Gestão Pública da De Paul University, de Chicago (EUA) visitaram a Urbs na tarde desta quarta-feira (20) como parte de um programa de estudos sobre áreas urbanas inovadoras. O grupo de 15 estudantes foi recebido por técnicos que apresentaram o funcionamento da Rede Integrada de Transporte (RIT).

O curso, segundo informações do site da universidade americana, vai oferecer uma exploração intensiva do planejamento urbano de Curitiba, citada como uma das áreas urbanas mais inovadoras da América Latina.

Com o estudo os estudantes vão avaliar criticamente como as experiências de Curitiba podem ser utilizadas para promover um desenvolvimento harmonioso, e um desenvolvimento econômico em complexas áreas urbanas.

Na visita à Urbs para conhecer o sistema de transporte, estava presente também o professor Joseph Schwieterman Ph.D em Estudos de Políticas Públicas da Universidade de Chicago, e Mestre em Transportes. Para Schwieterman os corredores de transporte de Curitiba são extremamente eficientes. “Eu utilizei o ônibus azul (Ligeirão) e achei surpreendente, é muito rápido”, conta.

Ele ainda cita que os terminais de transporte de Curitiba são uma peça importante para o funcionamento do sistema de transporte da cidade, “Terminais são algo que não existe lá”, disse ele, comparando o sistema curitibano com grandes metrópoles.

A estudante Montecchi Chiara disse que achou interessante o uso de biodiesel B100, que reduz em pelo menos 30% a emissão de poluentes produzidos pelos ônibus. Ela também se mostrou interessada no processo de urbanização das regiões da cidade através do sistema trinário - conjunto de três avenidas, sendo a do meio um corredor exclusivo para ônibus no centro (canaletas), ladeado por vias de tráfego lento; e avenidas paralelas de tráfego rápido (vias rápidas) de mão única e em sentido contrário.

Para o estudante Wilmar Molina, o transporte público e o planejamento urbano em Curitiba andam juntos, num processo de desenvolvimento sustentável que hoje é conhecido no mundo todo.

Categoria: Intercâmbio