TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Guarda reforça operações de proteção nas linhas da Regional Fazendinha-Portão


Divulgação

| 20/4/2016

O Núcleo Regional da Defesa Social Fazendinha-Portão tem reforçado as operações preventivas de proteção ao transporte coletivo. Esta semana, durante duas operações surpresas em 13 linhas de ônibus diferentes, a Guarda Municipal de Curitiba realizou 415 abordagens para tirar de circulação armas ou objetos que poderiam ser utilizados na prática de crimes, apreensão de substâncias ilícitas para inibir o comércio de drogas e também de prevenção a arrastões.

"A gente faz o ônibus parar, explica o porquê da operação, detalha os procedimentos de revista e em geral a população recebe muito bem essas abordagens, compreendendo que estamos colaborando com o policiamento que é feito pelos demais organismos da segurança pública para prevenir a violência", conta o chefe do Núcleo Regional, Álvaro José Dietzel.

Na semana anterior, as equipes e viaturas da regional Fazendinha-Portão também intensificaram ações preventivas em quatro praças e parques, como a Guanabara, a Praça do Japão, a Professor Euro Brandão e o Parque Cambuí.

Ocorrências e flagrantes

A área de abrangência dos oito bairros da regional – Água Verde, Fazendinha, Guaíra, Parolin, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel – foi no ano passado a terceira em registro das mais diversas ocorrências envolvendo o transporte coletivo (559) e a segunda em número de flagrantes atendidos pela Guarda Municipal de Curitiba (32), só perdendo para a Regional Matriz, que abrange 18 bairros da área central da cidade, e que apresentou 1.326 ocorrências e 34 flagrantes em 2015.

O Terminal do Portão aparece nas estatísticas da Gerência de Informações Estratégicas da Guarda Municipal de Curitiba como o equipamento público do transporte coletivo mais visado em 2015. Foram 98 ocorrências e cinco registros de arrastões.

As operações surpresas e preventivas de proteção ao transporte coletivo acontecem constantemente em todas as dez regionais da cidade, bem como as ações simultâneas, de presença, do Módulo Móvel Itinerante (MMI), de Paz em Praças e Parques, de Paz no Futebol, as saturações da Guarda e também as operações integradas com os demais organismos da segurança pública que atuam na cidade.

Categoria: Transporte Coletivo