TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Guarda Municipal reforça ações de segurança no transporte coletivo


Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 29/6/2015

Na tarde desta sexta-feira (26), o núcleo da Guarda Municipal de Curitiba da Regional do Pinheirinho realizou mais uma operação reforçada de segurança ao transporte coletivo. Houve ação educativa no Terminal do Pinheirinho e em veículos, com passageiros de algumas linhas específicas que atendem a região Sul da cidade.

Nos últimos 15 dias, ações similares já fizeram abordagens a 76 linhas, dez estações-tubo e mais de 2,4 mil pessoas. Durante essas operações, seis pessoas foram detidas, por roubo, porte de substância ilícita, arma falsa e munição.

Vinte guardas e sete viaturas do núcleo do Pinheirinho têm atuado nessas operações, que serão em breve estendidas a todas as regionais da cidade. O Grupo de Operações Especiais (GOE), a patrulha que atua com os cães farejadores e guardas à paisana também estão atuando nas ações de proteção ao transporte coletivo.

“A população tem aprovado as operações, ninguém se importa de ter a viagem atrasada em cinco ou 10 minutos para as vistorias, em prol da maior segurança”, disse o inspetor-chefe do núcleo, Adelson Lopes. “Já chegamos a ser aplaudidos ao final de uma abordagem”, contou.

O motorista de ônibus Abraão Silva, que há seis anos atua na linha Santa Rita/ CIC e já teve a viagem interrompida diversas vezes pelas ações da Guarda Municipal, confirmou: “Todos os passageiros elogiam a operação, ninguém se incomoda, muito pelo contrário”, disse. “E para nós, que trabalhamos com o transporte público, também fica muito mais tranquilo”, comentou.

A dona de casa Madalena Rocha, que aguardava um ônibus para o município de Fazenda Rio Grande, ao ser informada sobre a operação pelos guardas municipais, gostou e aprovou. “Ouvimos tanta notícia ruim que acabamos ficando com medo de pegar ônibus, mas o trabalho da Guarda nos dá muito sossego e segurança”, disse.

Moradora de Fazenda Rio Grande, a dona de casa Romeli Pedroso utiliza frequentemente a linha que une o município ao Terminal do Pinheirinho. Ela também disse se sentir mais segura com o reforço nas ações da Guarda Municipal junto ao transporte coletivo. “Certamente os casos de roubo e vandalismo irão diminuir com o trabalho que eles estão fazendo”, disse.

Outras ações

Desde o ano passado, a Operação Presença da Guarda Municipal de Curitiba se repete semanalmente e ocupa terminais e estações-tubo nos horários de maior fluxo de pessoas.

No início deste ano, a Operação foi reforçada e incorporada a um pacote de medidas lançadas pela Urbs, em parceria com várias secretarias municipais e com a Guarda Municipal, com o objetivo de aumentar a segurança dos passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

Além das ações realizadas em terminais de transporte público e estações-tubo, o pacote de medidas de segurança para o transporte coletivo trouxe para a Guarda Municipal uma padronização dos protocolos de atendimento.

“Em algumas situações, como furtos ou presença de molestadores, os guardas precisam interceptar o ônibus antes da próxima parada, por exemplo”, informou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho.

Para isso, segundo ele, operadores do transporte coletivo foram capacitados pela Guarda Municipal, para saber como agir nestes casos específicos. A população também pode colaborar, fazendo denúncias ou sugestões, via o telefone 153 da Guarda Municipal.

Categoria: Transporte Coletivo