Guarda Municipal reforça ações de segurança no transporte coletivo

Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 29/6/2015

Na tarde desta sexta-feira (26), o núcleo da Guarda Municipal de Curitiba da Regional do Pinheirinho realizou mais uma operação reforçada de segurança ao transporte coletivo. Houve ação educativa no Terminal do Pinheirinho e em veículos, com passageiros de algumas linhas específicas que atendem a região Sul da cidade.

Nos últimos 15 dias, ações similares já fizeram abordagens a 76 linhas, dez estações-tubo e mais de 2,4 mil pessoas. Durante essas operações, seis pessoas foram detidas, por roubo, porte de substância ilícita, arma falsa e munição.

Vinte guardas e sete viaturas do núcleo do Pinheirinho têm atuado nessas operações, que serão em breve estendidas a todas as regionais da cidade. O Grupo de Operações Especiais (GOE), a patrulha que atua com os cães farejadores e guardas à paisana também estão atuando nas ações de proteção ao transporte coletivo.

“A população tem aprovado as operações, ninguém se importa de ter a viagem atrasada em cinco ou 10 minutos para as vistorias, em prol da maior segurança”, disse o inspetor-chefe do núcleo, Adelson Lopes. “Já chegamos a ser aplaudidos ao final de uma abordagem”, contou.

O motorista de ônibus Abraão Silva, que há seis anos atua na linha Santa Rita/ CIC e já teve a viagem interrompida diversas vezes pelas ações da Guarda Municipal, confirmou: “Todos os passageiros elogiam a operação, ninguém se incomoda, muito pelo contrário”, disse. “E para nós, que trabalhamos com o transporte público, também fica muito mais tranquilo”, comentou.

A dona de casa Madalena Rocha, que aguardava um ônibus para o município de Fazenda Rio Grande, ao ser informada sobre a operação pelos guardas municipais, gostou e aprovou. “Ouvimos tanta notícia ruim que acabamos ficando com medo de pegar ônibus, mas o trabalho da Guarda nos dá muito sossego e segurança”, disse.

Moradora de Fazenda Rio Grande, a dona de casa Romeli Pedroso utiliza frequentemente a linha que une o município ao Terminal do Pinheirinho. Ela também disse se sentir mais segura com o reforço nas ações da Guarda Municipal junto ao transporte coletivo. “Certamente os casos de roubo e vandalismo irão diminuir com o trabalho que eles estão fazendo”, disse.

Outras ações

Desde o ano passado, a Operação Presença da Guarda Municipal de Curitiba se repete semanalmente e ocupa terminais e estações-tubo nos horários de maior fluxo de pessoas.

No início deste ano, a Operação foi reforçada e incorporada a um pacote de medidas lançadas pela Urbs, em parceria com várias secretarias municipais e com a Guarda Municipal, com o objetivo de aumentar a segurança dos passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

Além das ações realizadas em terminais de transporte público e estações-tubo, o pacote de medidas de segurança para o transporte coletivo trouxe para a Guarda Municipal uma padronização dos protocolos de atendimento.

“Em algumas situações, como furtos ou presença de molestadores, os guardas precisam interceptar o ônibus antes da próxima parada, por exemplo”, informou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho.

Para isso, segundo ele, operadores do transporte coletivo foram capacitados pela Guarda Municipal, para saber como agir nestes casos específicos. A população também pode colaborar, fazendo denúncias ou sugestões, via o telefone 153 da Guarda Municipal.