Guarda Municipal já atendeu 57 casos de importunação sexual no ônibus

| 2/10/2019

A Guarda Municipal atendeu dois casos de importunação sexual dentro do transporte coletivo, nesta terça-feira (1/10). Já são 57 situações registradas pelo órgão desde o início do ano.

Pouco antes das 18h, uma equipe de guardas do núcleo Boqueirão foi acionada pelo Centro de Operações da Defesa Social (Cods) para atender uma vítima que estava na linha Inter 2.

O ônibus parou no terminal do Hauer para a abordagem ao suspeito, de 55 anos. Ele foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil para providências.

A outra situação foi atendida no início da manhã desta terça. Uma equipe do núcleo Santa Felicidade da Guarda Municipal foi até o Terminal Campina do Siqueira após o recebimento de denúncia.

Segundo relato da vítima, de 22 anos, a importunação sexual teria ocorrido também dentro de um ônibus da linha Inter 2. O suspeito, de 34 anos, foi levado à Delegacia da Mulher para os encaminhamentos necessários.

Denúncia pode ser feita por testemunhas

Há um ano, a punição por importunação sexual se tornou mais rigorosa, após mudança em lei federal que trata do tema. Até então, a prática era considerada contravenção. A partir de outubro de 2018, virou crime com pena de até cinco anos de prisão.

Qualquer pessoa que testemunhe uma situação de assédio sexual dentro do ônibus pode acionar a Guarda Municipal pelo telefone de emergência 153.

"A viatura que estiver mais próxima será deslocada imediatamente para fazer o atendimento”, explica o secretário de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel.

É importante que a comunicação do caso às autoridades seja feita o quanto antes, para que haja tempo de se fazer a abordagem antes que o suspeito desembarque do ônibus.