TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Guarda Municipal intensifica trabalho para inibir crimes no transporte coletivo


DIVULGAÇÃO

| 19/3/2019

As operações da Patrulha do Transporte Coletivo deflagradas pela Guarda Municipal foram intensificadas nas últimas semanas. Desde o início de fevereiro, quando o movimento na cidade e nos ônibus aumentou por causa da volta às aulas, as rondas e o patrulhamento em estações-tubo e terminais foram ampliados.

Os resultados são positivos. Já foram mais de mil abordagens em ônibus, muitas delas com o apoio das novas caminhonetes entregues à corporação. Na Regional Matriz, duas pessoas com mandado de prisão em aberto foram detidas após abordagens dentro dos ônibus, no início do mês.

“Deflagramos ações como esta pela cidade toda, em locais e horários distintos, a partir de informações e análise prévias das nossas equipes”, informa o secretário municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel. 

O secretário salienta que são operações periódicas e preventivas, focadas em inibir delitos e crimes dentro do transporte coletivo. Em meio ao trabalho de rotina, os guardas dos núcleos regionais da Defesa Social fazem abordagens e inspecionam os ônibus. O Grupo de Operações com Cães (GOC) e o Grupo de Operações Especiais (GOE) prestam apoio.

Além disso, equipes fazem acompanhamento de algumas linhas de ônibus e viaturas são posicionadas em estações-tubo. “A proximidade das nossas viaturas de estações-tubo e terminais, bem como a agilidade no atendimento a ocorrências, contribui para a prestação do serviço ao cidadão”, acrescenta o secretário.

No núcleo Bairro Novo da Defesa Social, por exemplo, foram cinco encaminhamentos à delegacia de pessoas suspeitas por roubo ocorridos na estação-tubo Osternack e no Terminal Sítio Cercado, desde janeiro. 

“As equipes de plantão fazem diariamente acompanhamento das linhas de ônibus Bairro Novo A, B e C e rondas nas estações-tubo, no terminal do Sítio Cercado e na canaleta Circular Sul que passa pela regional”, conta o inspetor chefe do núcleo Bairro Novo, Jonatas Barbosa de Lima.

 

Importunação sexual

A Guarda Municipal também atende denúncias de importunação sexual dentro dos ônibus. O pedido para atendimento pode ser feito pela vítima ou por testemunhas, pelo telefone de emergência 153.

“O quanto antes a comunicação do fato chegar para nossas equipes, melhor, para conseguirmos fazer a abordagem dos responsáveis ainda dentro do ônibus”, orienta o diretor da Guarda Municipal, Odgar Nunes Cardoso.

Em 2018, a Guarda Municipal registrou 59 ocorrências envolvendo importunação sexual e atos obscenos no transporte coletivo. Neste início de 2019, já foram registradas 18 ocorrências.

Categoria: Transporte Coletivo