Guarda Municipal faz Operação Presença em estações-tubo

Foto: Cesar Brustolin/SMCS

| 15/1/2015

A Guarda Municipal deu continuidade nesta quinta-feira (15) à Operação Presença que tem como objetivo dar mais segurança aos usuários do transporte coletivo, especialmente em horários de grande movimento, prevenindo atividades irregulares e aproximando os agentes da população. Nesta edição, a operação será realizada em 27 estações-tubo, nas nove regionais do município.

A Operação Presença foi lançada em agosto de 2014 e terá continuidade neste ano. Cada estação, previamente selecionada, serve como uma base para uma viatura e dois guardas municipais para que realizem rondas preventivas e garantam mais segurança aos usuários do sistema de transporte coletivo. “Essa operação faz parte de um projeto maior, que reforça cada vez mais o papel da guarda cidadã, aproximando a corporação da população. Queremos que as pessoas possam utilizar os equipamentos públicos com segurança”, afirmou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho.

No início da manhã desta quinta-feira, entre 5h30 e 6h30, a operação foi executada nas estações Eufrásio Correia, Centro Comunitário, Nova Europa, Paulo Kissula,Rosa Tortato, Kenedy, CIC Norte, Antonio Lago e Terminal CIC. Das 11h30 às 12h30, os guardas estiveram nas estações tubo Colégio Estadual, Arroio Cercado, Erton Coelho, Detran, Ouro Verde, Itajubá, Campo Comprido, Tubo China e Terminal CIC.

Os cobradores que trabalham na estação Colégio Estadual elogiaram a presença da Guarda Municipal no local, principalmente porque nas últimas semanas a localidade tem sido alvo de vandalismo. “É uma ótima ideia. A presença de viatura e guardas intimida a ação de arruaceiros”, disse Rui Carlos dos Santos, cobrador há nove anos.  “Sem o policiamento ficamos sozinhos e os baderneiros não respeitam. Com a presença da viatura fica bem melhor e inibe a ação de assaltantes também”, complementou o cobrador Rafael Cordeiro, de 22 anos.

O projeto Presença também foi aprovado pelo aposentado Vanito Pereira, de 66 anos, que utiliza frequentemente o transporte coletivo da cidade.  “É muito bom para o usuário e também para os cobradores que sofrem com a violência. (Marginais) invadem e depredam as estações e ninguém pode fazer nada. Só a polícia para conter esse vandalismo. A presença da Guarda já impõe respeito”, disse.

À noite, das 22h30 às 23h30, a operação será encerrada com a presença de equipes em outras estações pela cidade.