Guarda Municipal faz ação preventiva em estações tubo e terminais

Foto: Luiz Costa/SMCS

| 19/3/2015

A estação tubo Maria Clara, no Alto da Glória, foi um dos nove locais que recebeu, no horário do almoço desta terça-feira (10), uma operação reforçada de ronda e monitoramento da Guarda Municipal de Curitiba. No final da tarde, outros nove terminais e estações tubo terão presença dos agentes. As localizações não são divulgadas com antecedência porque a ação tem caráter surpresa.

É a chamada Operação Presença da Guarda Municipal, que teve início no ano passado e se repete semanalmente ocupando terminais e estações tubo em horários de maior movimento, como início da manhã, final de tarde e horário de almoço.

No mês passado, a Operação Presença ganhou reforço, ao ser incorporada a um programa de medidas de segurança lançados pela Urbs, em parceria com várias secretarias municipais e com a Guarda Municipal. O objetivo do programa é aumentar a segurança dos passageiros e trabalhadores do transporte coletivo.

"Eu me sinto muito mais seguro e tranquilo para trabalhar quando percebo a presença da Guarda Municipal", disse o cobrador da estação tubo Maria Clara, Rafael Cordeiro. "A ação que a Guarda realiza aqui inibe possíveis furtos e outros crimes, além de desencorajar aqueles que tentam embarcar sem pagar a passagem", disse o cobrador.

O guarda municipal Marco Vieira, que já participou de várias edições da Operação Presença, disse que a realização da ação da Guarda reduz não apenas o número de ocorrências de furtos e atos de vandalismo junto aos terminais e estações tubo, como também inibe o mau uso do sistema de transporte. "Por isso, a Operação é realizada em caráter surpresa e em locais estratégicos da cidade", disse o guarda.

Parceria

O pacote de medidas lançado no início deste ano para reforçar a segurança no transporte coletivo inclui obras, mudanças operacionais e orientações que abrangem vários aspectos da segurança e envolvem trabalho integrado de várias secretarias municipais. No caso da Guarda Municipal, além das ações realizadas em terminais de transporte público e estações tubo, ainda houve uma padronização dos protocolos de atendimento.

"Em algumas situações, como furtos ou presença de molestadores, os guardas precisam interceptar o ônibus antes da próxima parada, por exemplo", informou o diretor da Guarda Municipal de Curitiba, Cláudio Frederico de Carvalho. Para isso, operadores do transporte coletivo foram capacitados pela Guarda Municipal, para saber como agir nestes casos específicos.

Carvalho informou que nove viaturas e 72 guardas atuam na Proteção ao Transporte Coletivo (PTC). Além disso, a corporação realiza desde o ano passado a Operação Presença.

No final da manhã desta quinta-feira, além da estação Maria Clara, a Guarda Municipal realizou simultaneamente a ação em todas as regionais da cidade. Os locais escolhidos foram os terminais de ônibus do Sítio Cercado, Boqueirão, Vilas Oficinas, Capão Raso, Campo Comprido, Boa Vista e Caiuá.