TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Greca anuncia mais serviços integrados ao monitoramento da cidade


Foto: Pedro Ribas/SMCS

| 10/7/2018

O prefeito Rafael Greca anunciou, nesta terça-feira (9/7), em visita ao Centro de Controle Operacional de Curitiba (CCO), a integração de novos serviços municipais ao sistema de monitoramento da cidade.  A medida faz parte do projeto A Cidade que não Dorme. O Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e o departamento de Parques e Praças passarão a fazer parte do sistema que funciona 24 horas por meio do CCO.

"Aqui é o embrião da Muralha Digital da cidade, mas de nada adianta todo o aparato tecnológico sem os olhos dos funcionários, que são a verdadeira inteligência desse trabalho, por isso vamos agregar mais áreas às equipes que hoje já estão no CCO”, disse Greca.

Já estão ligados ao Centro de Controle a Superintendência Municipal de Trânsito (Setran), a Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) com o transporte público, a Guarda Municipal, as Secretarias Municipal do Urbanismo, da Comunicação Social e Meio Ambiente (Limpeza Pública) e a Fundação de Ação Social (FAS). "Vamos integrar ao CCO o que mais for necessário para somar aos olhos da cidade”, reforçou o prefeito.

Tempo real
O Centro de Controle Operacional de Curitiba funciona atrás da Rodoferroviária e monitora em tempo real cruzamentos, semáforos, estações-tubo e terminais de ônibus, e as linhas de ônibus da capital paranaense.

Nos próximos dias, a equipe de Comunicação Social do CCO começará a emitir boletins em audiovisual para Redes Sociais sobre as condições do trânsito e do transporte na cidade. O trabalho que já feito em forma de texto e fotos ganhará mais dinamismo, com imagens em tempo real.

Os boletins contarão com informações das câmeras de monitoramento das ruas e do transporte público, como acidentes e congestionamentos, desvios de linhas de ônibus e outras que serão transmitidas para os cidadãos conectados às Redes Sociais.

Imagens
Atualmente são mais cerca de 500 câmeras que monitoram cruzamentos, estações-tubo e terminais em tempo real, além disso, pelo CCO também é possível avaliar imagens dos novos ônibus. Os biarticulados entregues em março e toda a nova frota de ônibus que será adquirida daqui para frente será equipada com câmeras internas.

Acompanharam o prefeito na  visita ao CCO o presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto; o secretário Municipal da Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel, a Superintendente Municipal de Trânsito, Rosangela Battistella, o secretário da Comunicação Social, Israel Reinstein, além de diretores da Urbs e da Guarda Municipal.

 
 
 

Categoria: Outros