TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Fiscalização na faixa exclusiva da Marechal Deodoro começa nesta segunda-feira


Foto: Maurilio Cheli/SMCS

| 27/4/2015

Após o período de orientação de motoristas, a Secretaria Municipal de Trânsito (Setran) inicia nesta segunda-feira (27) a fiscalização de proibição de circulação de veículos na faixa exclusiva de ônibus da Rua Marechal Deodoro. A fiscalização será feita por agentes de trânsito.

Os infratores por invasão da faixa exclusiva serão autuados por desrespeito ao inciso primeiro do artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro: “Transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita”. A infração é leve (três pontos na carteira de habilitação) e a multa é de R$ 53,20.

No trecho exclusivo, que vai da Rua João Negrão até a Alameda Doutor Muricy, será permitido apenas o acesso de veículos para acesso a garagens de casas e prédios localizados no lado direito da Rua Marechal Deodoro. Os táxis poderão entrar na faixa exclusiva para levar ou pegar passageiros, mas não poderão estacionar na mesma – devem adentrar as guias rebaixadas existentes e permanecer apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque de passageiros. A velocidade máxima permitida no trecho da faixa exclusiva é de 40 quilômetros por hora.

Para as conversões à direita de veículos, foram criados espaços de 20 metros, localizados um pouco antes do cruzamento e onde há uma linha pontilhada separando as faixas. Os motoristas e motociclistas poderão passar para a faixa exclusiva apenas nesses trechos – respeitando o fluxo dos ônibus, que têm a preferência –, para depois fazer a conversão à direita.

A faixa exclusiva da Marechal Deodoro beneficia 30 mil passageiros transportados por 13 linhas do transporte coletivo – Canal da Música/Vista Alegre, Novena, Jardim Social/Batel, Itupava/Hospital Militar, Rua XV/Barigui, Detran/Vicente Machado, Cristo Rei, Cajuru, Capão Imbuia/Parque Barigui, Alcidez Munhoz/Jardim Botânico, Fazendinha, Caiuá e Executivo/Aeroporto.

Westphalen

A fiscalização de proibição de circulação de veículos na faixa exclusiva de ônibus da Rua Desembargador Westphalen foi iniciada na quarta-feira (22), com a atuação de 17 veículos. Na quinta-feira (23) houve mais 22 autuações por circulação indevida na faixa exclusiva.

Categoria: Transporte Coletivo