TRANSPORTE COLETIVO CARTÃO TRANSPORTE EQUIPAMENTOS URBANOS RODOFERROVIÁRIA TÁXI TRANSPORTE ESCOLAR FRETAMENTO MOTOFRETE MOTORISTAS DE APLICATIVOS LICITAÇÕES ESTAR HORÁRIO DE ÔNIBUS

Notícias

Fiscais da Urbs fazem blitze madrugueiras nos ônibus antes da primeira viagem


Foto: Luiz Costa/SMCS

| 3/4/2019

Na madrugada, antes dos passageiros começarem a embarcar nos ônibus, fiscais da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A) percorrem as garagens das empresas do transporte e os terminais da cidade para verificar as condições dos veículos que irão para as ruas.

As blitze surpresas acontecem todas as semanas, entre 4h e 6h30, nas nove empresas que têm o contrato de concessão com a Urbs. Neste ano, também ocorrem nos terminais da cidade, logo que os ônibus chegam para a primeira viagem do dia. Neste caso, são feitas em veículos de diversas empresas. 

“A avaliação precisa ser feita antes de os passageiros embarcarem, quando os ônibus estão preparados para iniciar a fiscalização”, diz Sandro Gonçalves de Oliveira, coordenador da Unidade de Fiscalização do Transporte Coletivo.

Os fiscais verificam a limpeza dos ônibus, o funcionamento dos equipamentos de segurança, como extintores e travas de portas, as luzes de freio, o estado geral dos veículos.

No ano passado, foram 84 blitzes, que renderam 248 registros de ocorrências por problemas detectados pelos fiscais. Em janeiro a fevereiro deste ano, os fiscais já emitiram 50 registros em 15 vistorias surpresas.

“Quando encontramos alguma inconformidade orientamos para ser imediatamente corrigida, caso contrário a empresa é notificada”, explicou Edésio Moacir Korb, líder da equipe de fiscalização.

 

Ano                Total de Blitze                     Total de notificações

2017                       90                                          169

2018                       84                                          248

2019 (até fev)         15                                           50


Categoria: Transporte Coletivo