Filipinos conhecem soluções curitibanas para o transporte coletivo

Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

| 14/8/2018

O prefeito Rafael Greca recebeu nesta terça-feira (14/8), na Prefeitura, a embaixadora das Filipinas, Marichu Mauro. Interessada no transporte coletivo de Curitiba, uma comitiva das Filipinas veio conhecer como funciona o metrô de superfície da cidade, conhecido como Bus Rapid Transport (BRT).

Na tarde de segunda-feira (13/8), a delegação embarcou em um ônibus Ligeirão no Terminal do Pinheirinho e foi até a Praça Carlos Gomes, no Centro. “Ficamos impressionados com o sistema, vamos trazer nossos deputados em breve para ver como ele funciona e se é possível implementá-lo em nosso país”, comentou a embaixadora.

O prefeito ressaltou a eficácia do sistema e o baixo custo com relação ao metrô enterrado. “Esse sistema foi criado aqui e atende mais de 250 cidades no mundo com a eficiência de um metrô, só que custa mil vezes menos, porque é baseado na rua exclusiva, que não é cara, pois está na superfície e só precisa de sincronismo dos semáforos", disse Greca.

O prefeito também sugeriu aos filipinos a escolha de novas energias para os ônibus. “O ideal é que os novos modelos não sejam mais a diesel, sejam elétricos, a hidrogênio. Os nossos já estão com motores Euro5, sem a emissão de substâncias cancerígenas, e feitos aqui, na Volvo em Curitiba”, comentou.

Potencial

Com mais de 100 milhões de habitantes, as Filipinas são o 12º país mais populoso do mundo. A relação entre Brasil e Filipinas tem grande potencial de crescimento e oferece oportunidades em vários setores, como agricultura, comércio e investimentos, educação, energias renováveis.

O assessor da Prefeitura para Relações Internacionais, Rodolpho Zannin, que acompanha as tratativas internacionais, ressaltou o interesse de outros países em conhecer Curitiba e as soluções urbanas desenvolvidas aqui. “Essa já é a quinta delegação internacional a visitar a cidade com o mesmo objetivo: conhecer o transporte coletivo, a integração e as canaletas exclusivas. Temos uma grande procura internacional para essa solução urbana criada aqui”, disse Zannin.

Ao final da visita, o prefeito e a embaixadora trocaram presentes. Ela recebeu uma ilustração da artista Denise Roman sobre os povos que colonizaram Curitiba e ele um fino manto de renda típico das Filipinas.

Acompanharam a visita: a primeira secretária da Embaixada das Filipinas, Helen Tan, o secretário de Comunicação da embaixada, Ceferino Mindanao, e Gustavo Ishitani, filho do cônsul honorário das Filipinas, Kiyoshi Ishitani.